Biblioteca da Unochapecó de volta com novidades

Texto Vanessa Marquezzan*

Um lugar que reúne conhecimento, história, cultura e lazer, essa é a Biblioteca Universitária da Unochapecó. Um ambiente que ao longo dos anos passou por transformações no seu espaço físico para melhorar o atendimento e dar mais conforto aos estudantes, professores e técnicos que a utilizam diariamente. A última reforma, que iniciou em dezembro de 2018, está chegando ao fim. A partir de amanhã (01/03), a biblioteca volta às atividades normais com algumas novidades.

A reforma durou cerca de 70 dias e resultou em uma série de mudanças. Agora a entrada fica localizada na porta principal, próxima ao pergolado do Jardim das Artes. Ao entrar na biblioteca, o visitante deve deixar bolsas e mochilas nos guarda-volumes, como já era de costume.

Mas o principal objetivo da reforma foi a necessidade da ampliação do espaço físico do acervo, pois a biblioteca possui cerca de 260 mil exemplares. Para poder organizar e armazenar todas essas obras, foi ampliada a parte interna do ambiente, utilizando as antigas salas de estudos individuais e da restauração para expor os livros. Já pensando nos próximos anos, outra mudança necessária foi a realocação e o alinhamento das estantes do acervo, pois futuramente será implantado o sistema de climatização.

De acordo com a coordenadora da biblioteca, Roseli Teixeira, além dessas adequações, está previsto, também, a compra de novos livros. "O espaço e o acervo tiveram que se adequar às normas do Ministério da Educação (MEC), pois a biblioteca é um dos locais avaliados pelo órgão durante as visitas. Além dos exemplares físicos, possuímos duas bibliotecas virtuais, a Minha Biblioteca, com cerca de 8,7 mil títulos, e a Pearson, com 7,6 mil", comenta Roseli.

A nova sala de estudos individuais fica localizada próxima aos banheiros e possui 38 cabines. As mesas e as salas de estudo em grupo não tiveram alterações. Os computadores para scanner, que antes ficavam perto dos periódicos, agora estão próximos às mesas de estudo. Já a sala de restauração foi remanejada para o espaço perto do hall de entrada do Salão de Atos.

Os periódicos, a Hemeroteca e o acervo infanto-juvenil continuam no mesmo lugar, à esquerda da nova porta de entrada. Junto a esse ambiente, está a sala de lazer com projeção de filmes e séries, o espaço para leituras infantis e também um novo lugar destinado a leitura e produção de trabalhos.

Neste ano, a biblioteca vai continuar com as atividades voltadas ao lazer e a cultura. Além do espaço para a exibição de filmes e séries, foi construído um novo ambiente perto da antiga porta de entrada. O mesmo é destinado para descanso e leituras, e também será utilizado para a realização do Clube do Livro. Já o espaço para eventos e exposições passou por uma ampliação.

Nos próximos dias, entrará em vigor as novas regras da biblioteca, que estão em processo de reestruturação. "As alterações do novo regimento foram pensadas  para melhorar a relação biblioteca e visitante", aponta Roseli. Outra novidade que está para ser aprovada, segundo ela, é a implementação da 'biblioteca das coisas', que possibilitará o empréstimos de chromebooks, calculadoras e outros objetos.

O setor volta a funcionar normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h27, e no sábado das 7h30 às 12h45.

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco

Novo espaco