Ceom firma termo de cooperação acadêmica com a Universidade de Bolonha

Ciência

Na última quinta-feira (19/10), o Ceom recebeu a comunidade acadêmica para celebrar o lançamento do convênio entre o Bones Lab, da Universidade de Bolonha, o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet) da Argentina, e a Unochapecó. Trata-se de um termo de cooperação acadêmica para desenvolvimento de pesquisas relacionadas à área de arqueologia e antropologia física. O evento também foi marcado pela apresentação de projetos já aprovados e que estão em andamento com apoio financeiro do poder público italiano.

De acordo com a coordenadora do Ceom e docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Mirian Carbonera, a parceria entre a Unochapecó e a Universidade de Bolonha foi firmada ainda por volta de 2018. A primeira pesquisa desenvolvida, intitulada ‘Os enterramentos Guarani na área arqueológica da Foz do Chapecó, Brasil’, foi desenvolvida pela pesquisadora Angelica Ruggeri, sob a orientação de Mirian e também do doutor Stefano Benazzi. Após a primeira pesquisa, intermediada pela doutora Giulia Marciani, foi proposta uma reunião entre os pesquisadores das três Instituições com um novo objetivo: analisar a variabilidade e distância genética de populações do sudeste da América do Sul do que viveram ao longo do Holoceno e publicar os resultados em revistas de alto fator de impacto.

Dessa parceria nasceu o Archaeology of Southeastern South America (ASSA Program), um programa abrangente de pesquisa envolvendo pesquisadores italianos e sul americanos. Dois projetos que nasceram a partir do ASSA Program foram apresentados no evento. O primeiro deles é o Projeto Habits, cuja pesquisa tem como título ‘Histórias de vida de grupos humanos pré-históricos na América do Sul: uma história sobre adaptações ambientais e economias de subsistência’, e conta com financiamento do Ministério das Universidades e da Pesquisa da Itália. Já o segundo, o Projeto MAECI, busca traçar um ‘Perfil bio/genético, dieta e mobilidade da população pré-histórica do Brasil Meridional: Pesquisa e Formação’, e tem promoção do Ministério das Relações Exteriores e de Cooperação Internacional da Itália.

ASSA Program já está em andamento e busca publicar os primeiros resultados

Para iniciar as atividades deste projeto, estiveram reunidos no campus da Unochapecó os pesquisadores italianos da Universidade de Bolonha, Stefano Benazzi, Giulia Marciani, Antonino Vazana e Angelica Ruggeri; do Conicet da Argentina, Daniel Loponte; e da Universidade Federal de Pelotas, Marcos César Pereira Santos. A expectativa, conforme Mirian Carbonera, é poder desenvolver efetivamente os trabalhos em pesquisa que estão em curso e começar a publicar os primeiros artigos, resultados dessa parceria, mas também a formação de recursos humanos.

“A ideia é não só que eles venham para o Brasil mas que nós e os doutorandos do PPGCA também possamos fazer intercâmbios. Em breve, vamos iniciar uma disciplina chamada 'Evolução humana, cultura e ambiente', que vai ser ofertada em ambiente virtual, em parceria entre as duas universidades. Pretendemos enviar mais projetos não apenas relacionados a esses que já estão em andamento, mas também estarmos atentos a novas possibilidades de análises de amostras, por exemplo, e alimentar essa parceria para que ela se torne algo a longo prazo”, explica a coordenadora do Ceom.

Para a Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da Unochapecó, professora Andrea Leite Marocco, a Instituição tem trabalhado para fortalecer as pesquisas já estão em andamento e colocam o Oeste catarinense em foco, mas também visando ampliar o alcance a nível de estado, de país e mesmo ultrapassando as fronteiras nacionais.

“Convênios como esse nos honram e demonstram o trabalho realizado pela pesquisa aqui na Unochapecó, e certamente ficarão a longo prazo contribuindo para o desenvolvimento da ciência. Estamos vivendo um momento em que precisamos olhar para os nossos objetos de pesquisa de forma pluridimensional, ter olhares holísticos que nos permitam compreender problemas que achávamos que eram nossos, mas que são de ordem mundial. Temos mais de 40 termos de cooperação com universidades internacionais e queremos deixar as portas da Unochapecó sempre abertas para quem também vislumbra oportunidades de compreender o nosso Oeste catarinense e toda a região”, projeta Andrea.

Universidade de bolonha
Itália