Minha Uno
Menu Busca

CEOM homenageado pela Alesc nos 150 anos da imigração italiana

Comunidade

Presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo recebeu a comenda

A Assembleia Legislativa realizou sessão especial no último dia 26 de março, sendo que a solenidade foi em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. A comemoração fez referência à chegada do navio "La Sofia" ao Espírito Santo, em 1874, com quase 400 italianos. A celebração foi proposta pela Mesa Diretora a partir de iniciativa do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina - Itália.

A sessão especial foi presidida pelo deputado Mauro de Nadal (MDB), presidente da Casa, na noite desta segunda-feira (26). Nadal relembrou a chegada dos italianos no Brasil e, em especial, ao estado de Santa Catarina. “Falar da imigração italiana em nosso estado é sempre motivo de satisfação pelo fato de que os imigrantes nos trouxeram referências na arquitetura, gastronomia, a raiz da agroindústria, sua cultura alegre que, além de movimentarem social e economicamente o estado, nos proporcionam festejos e animam nossa sociedade.”

Durante a cerimônia, 21 entidades que preservam a memória dos imigrantes italianos, como o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – CEOM e a cônsul-geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Eugênia Tiziana Berti, foram homenageados.

Representando o Centro de Memória do Oeste (CEOM), esteve presente Vincenco Francesco Mastrogiacomo, que é presidente da Fundeste, entidade filantrópica mantenedora da Unochapecó, local onde o Ceom está instalado. Para Mastrogiacomo, que é natural da Itália, a homenagem da Assembleia Legislativa demonstra o reconhecimento efetivo governamental para com os imigrantes de origem italiana.

“Nossos antepassados oriundos da Itália contribuíram com o desenvolvimento da nação brasileira. Os imigrantes vieram para o Brasil no pós guerra, aqui estabelecendo-se, formando famílias, empreendendo em inúmeras áreas e fortalecendo laços de amizade na construção de uma sociedade próspera e duradoura”, avalia o presidente da Fundeste.

A solenidade contou com a presença de representantes da Itália, agentes políticos e membros de círculos italianos e outras entidades. O deputado da República Italiana, eleito pelos conterrâneos residentes na América do Sul, Fábio Porta, também prestigiou o evento. “É uma homenagem importantíssima. Nossa presença hoje aqui é testemunha não só de uma homenagem aos italianos no Brasil, mas também uma homenagem aos italianos em Santa Catarina, que talvez seja a maior e mais influente do Brasil.”Eugenia Tiziana Berti Linblad, consulesa geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, ressaltou a importância dessa homenagem como essencial para a preservação da memória, especialmente para os mais jovens. “Este momento também é um momento de renovação da ligação entre o estado de santa Catarina e a Itália. Eu represento como cônsul geral os nossos citadinos italianos aqui e seus antepassados. “É um momento muito importante de memória, porque nossos antepassados foram muito corajosos e fortes. Desbravaram as fronteiras e isso é uma mensagem muito importante para os jovens.”

Walter Petruzziello, membro do Comitê de Presidência do Conselho Geral dos Italianos no exterior, também destacou a importância da homenagem.

“É uma data muito importante, porque a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, assim como as do espírito Santo e do Paraná lembraram os 150 anos de imigração. Essa representatividade e essa homenagem aos nossos imigrantes que vieram com tantas dificuldades, deixaram suas marcas e ajudaram tanto o Brasil a prosperar. Aqui tem um com 70 anos de imigração. Cheguei aqui com dois anos de idade carregado pelos braços de minha mãe, trazendo a cultura, a língua e tantas coisas lindas”.

COMPARTILHE
TAGS
Homenagem
Ceom

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image