Minha Uno
Menu Busca

Ceom restaura peças arqueológicas e documentos históricos do acervo 

Cultura

Entre os dias 26 e 27 de outubro, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) recebeu o restaurador Idemar Ghizzo para realização de ações de restauro de documentos históricos e peças arqueológicas. As atividades são resultado dos projetos 'Patrimônio material documental e arqueológico do Oeste catarinense: restauro e conservação do acervo do Ceom/Unochapecó' e 'Memória Cartográfica: preservação e difusão dos mapas da colonização de Chapecó'. O primeiro foi contemplado pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, no ano de 2019, e o segundo pelo edital de Linguagens de Chapecó, no ano de 2020.

As atividades realizadas no acervo arqueológico foram voltadas à reintegração de peças cerâmicas, vasilhas utilizadas como urnas funerárias. A técnica em educação patrimonial, Aline Bertoncello, explica que estes vasilhames são achados arqueológicos da cidade de Itapiranga (SC), que foram escavados em 2019 pelos pesquisadores Mirian Carbonera e Daniel Loponte. Depois do trabalho, os objetos serão expostos no museu de Itapiranga, em uma exposição elaborada pela própria equipe do Centro.

Projeto Memória Cartográfica

Já as atividades realizadas no Centro de Documentação e Pesquisa (Cedoc) fazem parte do trabalho de conservação curativa do acervo cartográfico do Ceom. De acordo com o documentalista e proponente do projeto, Ademir Miguel Salini, as atividades desenvolvidas visam estabilizar a degradação dos mapas históricos, prolongando a vida destas importantes fontes documentais, garantindo, assim, o acesso às gerações futuras.

A coordenadora do Ceom, professora Mirian Carbonera, destaca ainda a importância destas ações para a preservação dos bens arqueológicos, já que duas das peças restauradas estavam completamente fragmentadas. "O restauro objetiva também prevenir futuros danos e desintegrações no caso dos documentos históricos. Além disso, o trabalho é importante porque além de preservar os bens patrimoniais, estendem seu tempo de vida para que toda a comunidade pode usufruir".

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Ceom

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image