Ciclo de Estudos marca o início do semestre para professores da Unochapecó

Texto Ana Vertuoso*

Na tarde de quarta-feira (04/02), uma conversa com a Reitoria marcou o início do 17º Ciclo de Estudos e, também, de mais um semestre na Unochapecó. A atividade, realizada no Salão Nobre da Instituição, reuniu professores de todas as áreas da Universidade para uma conversa com o reitor e os quatro pró-reitores sobre o que está previsto para 2020. Entre os assuntos discutidos, estavam projetos para aproximar mais os estudantes do mercado de trabalho e a reestruturação acadêmica que será realizada pela gestão.

De acordo com o reitor, professor Claudio Jacoski, o objetivo é promover o desenvolvimento da região a partir de profissionais qualificados. "Essa reestruturação que nós estamos pensando quer formar um acadêmico cada vez mais próximo da atividade profissional dele. Quer fazer com que esse estudante, ao chegar no fim do curso, possa ser um empreendedor, um aluno inovador, alguém diferente para o mercado de trabalho".

O professor Gláucio Vicentin foi o primeiro a compartilhar seus projetos

Após a atividade, o painel 'Metodologias inovadoras e experiências exitosas' possibilitou que sete professores compartilhassem projetos e ferramentas de ensino inovadores já utilizados na Uno. A intenção era estimular os professores a pensarem em novas formas de ensinar diversos conteúdos para estudantes cada vez mais interativos.

Programação

O Ciclo de Estudos deste semestre segue até a próxima terça-feira (11/02) com palestras, oficinas e workshops que promovem reflexões sobre a docência universitária e a necessidade dos professores se reinventarem em sala de aula. Também serão abordados resultados de aprendizagem, modelos de currículo não disciplinar para o ensino da graduação e ferramentas ou tecnologias que podem auxiliar no ensino e na pesquisa.

"São tempos diferentes, de alunos com perfis diferentes, e o professor precisa olhar para tudo isso. Considerando também o cenário da educação superior no Brasil, as mudanças no ensino e a nova reestruturação da Universidade, esse ciclo promove muitas reflexões e estudos, buscando sempre a produção do conhecimento e a melhoria da qualidade acadêmica", explica a coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (Napi), professora Sandra Mara Sabedot Bordin.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Inovaçao