Conheça as oportunidades de financiamento e crédito estudantil da Unochapecó

Texto Jessica De Marco*

Você já ouviu falar sobre financiamento e crédito estudantil? São boas alternativas para o estudante que sonha em cursar uma graduação, mas não tem condições de pagar as mensalidades de forma integral. Podemos dizer que se trata de um empréstimo, no qual você garante os custos do curso e tem mais tempo para pagar as parcelas. A Unochapecó oferece diversas oportunidades aos seus estudantes. Conheça abaixo cada uma delas:

Pravaler

O programa oferece financiamento de até 100% do curso, conforme avaliação. A taxa de juros é de 0,59% ao mês e o contrato tem duração de seis meses, devendo, portanto, ser renovado semestralmente. Para acessar, o aluno precisa estar regularmente matriculado, apresentar fiador com renda equivalente a 2,2 vezes o valor da mensalidade do curso, e não ser beneficiário de nenhum outro programa, vantagem, benefício ou bolsas oferecido pela Unochapecó.

Novo Fies

É um modelo de financiamento estudantil dividido em diferentes modalidades, e estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos terão isenção da taxa de juros. O percentual mínimo de financiamento é 50%. Para acessar, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também deve informar um ou dois fiadores, desde que a renda bruta mensal do(s) fiador(es) somada, seja igual ou superior a duas vezes o valor da mensalidade financiada. Além disso, o candidato ou seu grupo familiar deverá apresentar renda bruta mensal, por pessoa, superior a um salário mínimo e não poderá exceder os três salários mínimos.O cronograma sobre os prazos é definido pelo Ministério da Educação (MEC).

Credies

O estudante poderá fazer a opção pelo percentual de 25% ou 50%, que irá incidir nas mensalidades do semestre (exceto títulos de matrículas e rematrículas). A taxa administrativa é de 4,20% ao ano. A vigência é semestral, e o acadêmico deve estar regularmente matriculado, realizar o processo de inscrição no portal da Fundacred, cumprindo com as datas e documentos exigidos, apresentar fiador com renda conforme critérios estabelecidos em edital e não possuir qualquer outro benefício com recursos públicos ou ofertados pela Unochapecó.

Bradesco Universitário

Realiza financiamento de até 100% das parcelas das mensalidades da graduação. O percentual a ser financiado será definido pelo banco de acordo com a análise de crédito. O pagamento será em até 12 meses com vencimento da primeira parcela em 30 dias após assinatura do contrato, com taxa administrativa de 1,49% ao mês (definida pelo banco). Para acessar, é preciso estar regularmente matriculado e retirar uma  Declaração de Aptidão no Setor de Bolsas para apresentar ao banco e dar início ao processo. Se o estudante não tiver 18 anos, o financiamento será em nome do responsável legal.

Uniprime

Disponível para os cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia. O percentual do crédito pode chegar até 100% e a taxa administrativa é definida pelo banco. Para concorrer, o estudante precisa estar regularmente matriculado, se associar e abrir conta corrente na cooperativa de crédito Uniprime.

Unicred

Exclusivo para o curso de Medicina, o estudante poderá financiar até 100% do valor das mensalidades. A análise do crédito é feita pelo banco com taxa de juros de 1,09% ao mês. Para concorrer, é preciso estar regularmente matriculado e comparecer ao banco, que verificará os valores. Caso seja menor de idade, o financiamento será no nome do responsável legal. O crédito também financia valores em aberto do semestre vigente.

E aí, se interessou? A Unochapecó conta com o Setor de Bolsas. Dúvidas ou mais informações sobre o assunto podem ser disponibilizadas pelo telefone (49) 3321-8252, WhatsApp (49) 9.8402-8538 ou pelo e-mail bolsas@unochapeco.edu.br. Mais informações também estão disponíveis no site da Unochapecó.

*Jornalista - Unochapecó

Credito estudantil