CPA da Unochapecó promove debate sobre os desafios da autoavaliação

Texto: Jessica De Marco

Na busca por melhorias contínuas e eficazes para fortalecer a qualidade da Universidade, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unochapecó promoveu na tarde desta quinta-feira (27/04), um evento para debater os desafios da autoavaliação nas Instituições de Ensino Superior (IES). A temática foi abordada pela pedagoga Ana Carolina de Aguiar Moreira Oliveira, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A coordenadora da CPA, professora Raquel Corrêa Quadros, também aproveitou o encontro para repassar alguns dados coletados durante as pesquisas de autoavaliação da Universidade, assim como informações sobre o trabalho desenvolvido pela comissão. "Muitas vezes as pessoas não têm conhecimento de quão importante é a CPA de uma instituição, não somente para os processos de avaliação, mas para o nosso próprio entendimento das fragilidades e potencialidades da nossa Universidade e de que maneira podemos agir para melhorar", acrescenta.

Instituída pela Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a CPA das instituições é a responsável pela condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Inep, assim como o credenciamento e recredenciamento dos cursos oferecidos. Também é de sua competência a elaboração de um relatório de autoavaliação institucional.

Evento sAna Carolina explica que o Sinaes funciona por meio de um tripé avaliativo, em que se propõe analisar a instituição, tanto internamente quanto externamente, os cursos oferecidos e o desempenho dos estudantes. Ela considera grande os desafios sobre os processos de autoavaliação, mas fundamentais para se ter uma visão da educação superior no país. "São muitos os desafios, mas o primeiro deles é sensibilizar a comunidade para a importância dessa avaliação, buscando que seja algo contínuo, o qual também considero ser outro desafio. Para entender a evolução de cada instituição é preciso esse olhar permanente e de todos", comenta a representante do Inep.

Ela também considera a iniciativa da Unochapecó em promover esse debate fundamental para adesão da comunidade na autoavaliação. "Muitas universidades fazem encontros para que essa cultura avaliativa permaneça acesa. O Inep sempre tem o desejo de ser parceiro desses eventos".

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, lembra que a Unochapecó passará pelo processo de reconhecimento em 2017, por isso avalia positivamente o encontro e a presença da representante do Inep, para conhecer um pouco mais sobre esse olhar da autoavaliação. "A comissão nos repassa uma série de elementos que permite a tomada de decisões da gestão, importante para todos que integram a Universidade".

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo - NPC - Unochapecó
Sinaes