Webmail
Menu Busca

Curso de Jornalismo realiza bancas de TCCs remotas pela primeira vez

Educação

Texto Thaís Dutra*

 

Uma jornada que se iniciou no primeiro semestre deste ano, antes mesmo da pandemia e dos impactos inesperados da Covid-19, foi concluída com sucesso na última semana, entre os dias 07 e 11 de dezembro. Vinte alunos do curso de Jornalismo defenderam seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de forma remota, e alcançaram 100% de aprovação. A novidade das defesas neste ano foi a participação de profissionais da área da comunicação de outras localidades do país na composição das bancas. 

As primeiras aulas da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, iniciadas no mês de fevereiro, ministradas pela professora Ana Paula Bourscheid, já delineavam o panorama do ano letivo. Seria de fato um ano totalmente atípico para os alunos, afinal, estavam chegando na reta final do curso. Mas o que ninguém poderia prever é que seria um ano para ficar marcado na história da humanidade. 

Como num estalar de dedos, as aulas presenciais foram suspensas, os planejamentos reescritos e as metodologias readaptadas para o ambiente digital. O isolamento social só foi minimizado graças à conexão estabelecida pelas ferramentas e dispositivos digitais que aproximaram o autor das fontes. Entrevistas ao vivo foram substituídas por encontros pelo Google Meet, orientações realizadas pelo WhatsApp e outros aplicativos que salvaram o ano letivo dos estudantes.

Logo o jornalismo, uma atividade onde o contato com a fonte sempre foi primordial e, o 'olho no olho', essencial para gerar empatia e credibilidade. O mundo parou, mas a informação não. Os futuros jornalistas reorganizaram a dinâmica de desenvolvimento do TCC, desenvolvendo novas formas de comunicação e interação com o público alvo de sua pesquisa, sem sair de casa. O que exigiu dos alunos a árdua tarefa de contornar imprevistos e dificuldades que a pandemia impôs. 

Para a professora Ana Paula Bourscheid, que coordenou, à distância, todo o processo de planejamento dos trabalhos finais da graduação, o desafio de organizar as bancas de forma remota foi positivo, sem transtornos e falhas técnicas. "Adaptar-se aos novos desafios da pandemia foi positivo e possibilitou a oportunidade da presença de jornalistas de fora da cidade, que engrandeceram o processo”.

Finalizar um curso de graduação é o desejo de todo aluno que ingressa em uma universidade. Para 20 acadêmicos de Jornalismo, este sonho de encerrar a graduação está se tornando realidade. Foram seis trabalhos na modalidade de monografia e 14 produtos experimentais entre revista, podcasts, reportagens multimídia, documentário, livro de crônicas, livro-reportagem, portal de notícias e séries de reportagens em áudio. 

A estudante do 8º período, Mirella Schuch, que acompanhou a apresentação de alguns trabalhos, compartilha sua opinião em relação ao importante momento na vida acadêmica de um futuro profissional. “O formato de apresentação das bancas de forma remota deu muito certo, trouxe maior tranquilidade aos alunos e facilitou o acesso de outros espectadores através do celular ou computador, como no meu caso”. Mirella vai iniciar a jornada do TCC no próximo semestre e por mais que tenha validado o novo formato, torce para que as bancas voltem a ser de forma presencial. “Apesar da dinâmica ter sido assertiva, nada substitui o presencial”, argumenta.

Momento histórico no meio acadêmico, primeira vez que as bancas ocorreram de forma totalmente online. Percebe-se a importância do ambiente digital e das plataformas e dispositivos a favor da educação. " O grande desafio, a partir de agora, é motivar o estudante para que continue pesquisando, qualificando sua pesquisa e busque o aprimoramento contínuo”, complementa Ana Bourscheid.

TCC Repórter: um blog para descomplicar 

O momento mais esperado da graduação é a formatura. Mas antes do grande dia de receber o diploma é necessário vencer algumas etapas da vida acadêmica. Para muitos, a atividade mais difícil de todo o percurso acadêmico é o temido TCC.  Para tentar descomplicar este período de tanta ansiedade e incertezas, por parte dos alunos, a disciplina de Marketing de Conteúdo propôs aos acadêmicos do 8º período a criação de um blog para descrever de forma leve e bem humorada, todos os desafios dos bastidores das etapas de planejamento até a execução das pesquisas acadêmicas. O idealizador da plataforma foi o professor Alexsandro Stumpf, responsável pela missão de transformar o polêmico assunto em dicas preciosas para descomplicar o TCC. “Uma atividade prática para exercitar as ferramentas de marketing digital e inserir os alunos que estavam envolvidos no processo de construção do  TCC”, esclarece Alexsandro.

O TCC Repórter chegou para amenizar neuras, noias e medos. Com relatos emocionados, os alunos descrevem suas experiências a fim de desmistificar a fama de mau que o TCC provoca nos acadêmicos desde o primeiro semestre.  Desta forma, os próximos da fila a encarar essa maratona podem se inspirar e se motivar na história dos outros. De forma criativa, irônica e bem humorada, o TCC Repórter narra a trajetória de cada trabalho apresentado nas bancas. 

A acadêmica do 8º período, Alana de Bairros, que participou ativamente de todo o processo de implementação do TCC Repórter, relata que a dinâmica de dividir o passo a passo criativo e produtivo dos trabalhos amenizou o processo final da graduação, auxiliou na troca de experiências entre os colegas e, ainda, possibilitará ajudar outros estudantes.

O professor Alexsandro ressalta que a técnica utilizada para o desenvolvimento de conteúdo do blog e do Instagram foi a do storytelling, ou seja, a arte de contar uma história, indo além da simples narrativa, com uso de sons, imagens e vídeos. “O maior objetivo é contribuir para o aprendizado e engajar outras pessoas a consumir o material postado no blog como forma de disseminar conteúdo e inspirar outros acadêmicos”, conclui.

Para quem ficou curioso para ver como os alunos se saíram em seus posts acesse www.tccreporter.com.br e visite o perfil no Instagram @tcc.reporter. O professor Alexsandro adianta que o TCC Repórter chegou para ficar e que no próximo semestre dará continuidade ao projeto de produção de conteúdo, criação de textos e reportagens relacionados ao tema de outros estudantes.

 

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel 

COMPARTILHE
TAGS
Trabalho de conclusao de curso
Tcc
Jornalismo

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus