Pós-graduação da Unochapecó, em parceria com a Fapesc e UnC, recebe pró-reitor da PUC-RS

Geral

Após receber o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sérgio Luiz Gargioni, em sua aula inaugural, o curso de pós-graduação em Desenvolvimento e Tecnologia recebeu o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), o professor Jorge Luis Nicolas Audy. A temática da disciplina foi “Desenvolvimento e Empreendedorismo”.

Na disciplina, o professor Audy abordou as mudanças, oportunidades e desafios que a sociedade do conhecimento apresenta para as universidades, com foco na inovação e na interação entre universidade, empresa e governo. “Esta disciplina se insere no contexto das transformações que nossa sociedade está vivendo e no potencial que a área de educação superior tem de contribuir, de forma decisiva, no desenvolvimento de nossas comunidades”, enfatiza.

Para o professor, a educação superior envolve um enorme potencial de contribuir no desenvolvimento econômico, social e cultural da sociedade. Ele salienta que em regiões onde uma instituição comunitária atua, como a Unochapecó no contexto do Sistema Acafe em Santa Catarina, “a relevância de iniciativas como esta pode fazer a diferença em comunidades que possuem alunos no curso”.

Currículo

O professor Jorge Luis Nicolas Audy foi nomeado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para coordenar a Comissão Especial que acompanha e monitora a implantação do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Faz parte, também, dos Conselhos de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Comissão do Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos da Capes.

No Rio Grande do Sul, participa do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapergs) e é vice-presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC-RS destaca que a Anprotec é a mais importante entidade brasileira na área de inovação, com o foco em parques científicos e tecnológicos e em incubadoras de empresas. Nesse sentido, é uma entidade que pode ajudar o governo na elaboração de políticas públicas que fomentem o empreendedorismo inovador no país, envolvendo centenas de instituições filiadas. “Pode contribuir de forma importante para o desenvolvimento do nosso país”, ressalta Jorge.

O professor Jorge Audy retornará à Unochapecó na próxima semana. Ele irá ministrar aulas nos dias 17 e 18 de agosto, quando a disciplina será finalizada.

A pós-graduação

A especialização em Desenvolvimento e Tecnologia é oferecida gratuitamente a cerca de 50 alunos, dos oito municípios de abrangência das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Seara, Maravilha e Palmitos, todos com participação em projetos e ações que contribuem para o desenvolvimento regional. Tem como objetivo difundir conhecimentos e práticas sobre sociedade, ciência e tecnologia, na perspectiva de articular o progresso tecnológico com desenvolvimento humano.

O curso é custeado pelo governo do Estado de Santa Catarina e desenvolvido através do projeto “Implantação de Incubadora de Base Mista da SDR/Seara”. Segundo o reitor Odilon Luiz Poli, “o curso faz parte de uma estratégia de desenvolvimento com o intuito de colocar a região Oeste no caminho da inovação”.