Cursos de Letras, Pedagogia e Psicologia estreitam relações com ex-alunos

Profissão

Texto Gabriel Kreutz*

Pode passar o tempo que for, quem faz uma graduação sempre vai levar as memórias e histórias desse tempo consigo. O vínculo com a Universidade, mesmo depois de formado, também permanece e é essa relação que o Clube do Egresso da Unochapecó quer fortalecer. Na última quinta-feira (30/05), foi a vez dos cursos de Letras, Pedagogia e Psicologia da Instituição reunirem os ex-alunos para estruturar seus respectivos clubes.

Além de proporcionar o contato com os ex-colegas de turma, o Clube do Egresso também possibilita vários benefícios aos profissionais. Um deles são os descontos em cursos, programas e eventos da Universidade. Para o pró-reitor de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó, professor Leonel Piovezana, o contato mais próximo com os egressos auxilia na construção do conhecimento. "É muito importante, pois eles nos trazem a realidade que estão vivenciando e também o que levaram da Uno. Isso abre para nós oportunidades de diálogo e também de continuidade de pesquisas e estudos", explica.

Legados

Jandir Carré se formou em Letras apenas no ano passado, mas a sua relação com o curso e a Unochapecó é mais longa. Ele iniciou o curso, trancou por um tempo e depois retornou. Com essas mudanças, acabou participando de duas fases diferentes do curso, o que para ele, só agregou.

"As professoras sempre falam que o curso de Letras é um presente para o ser humano e eu posso dizer de boca cheia que isso é verdade. É um curso riquíssimo, se eu pudesse faria de novo só para ter o contato com esse ambiente acadêmico e com os professores, que são excelentes e se tornaram grandes amigos".

Para ele, continuar em contato com o curso através do Clube é uma ótima ideia, para não perder o contato e para aproveitar os benefícios. "Achei a ideia excelente, principalmente para mim, que já estava sentindo falta desse ambiente e de ver os colegas. Além disso, quem está na graduação também pode ter a gente como um incentivo para seguir na carreira de educador", completa.

Em 2009, a turma de Psicologia de Marcia Favaretto Guaragni realizou sua formatura. A partir daí, a profissional não parou de se especializar e construiu sua carreira. Mas, mesmo tendo passado dez anos do momento em que recebeu o diploma, ela ainda guarda com muito carinho as recordações da graduação.

"Tenho lembranças muito boas do tempo de Universidade. Quando olho essa parte verde da Uno eu tenho um sentimento muito bom, lembro do quanto era intenso o curso. Também os momentos com os colegas, os eventos festivos, os diálogos de aprendizagem, da criatividade de cada um", lembra.

Para ela, a questão da Uno ser comunitária fez toda diferença na sua formação. Poder encontrar as pessoas que fizeram parte dessa caminhada, e continuar mantendo esse contato é muito importante. "Cada um fica no seu canto e não tem essa oportunidade de confraternizar e se rever de novo. Com essa iniciativa temos oportunidades não só com nossos antigos colegas, mas também com egressos de outras grades do curso".

Já a turma de Pedagogia que Miriam Rosa da Fonseca Steffen fez parte, viveu um momento histórico da Instituição. Ela é da turma de 1995 e se formou no período de transição do nome da Universidade. "Nosso curso de Pedagogia tinha habilitação em orientação educacional. Foi uma das poucas turmas que se formou com essa habilitação. Também foi bem marcante pois fomos os primeiros formandos no ano que foi definido o nome Unochapecó", relata.

A pedagoga ressalta que, tanto tempo depois de formada, é muito bom poder manter esse contato com a Universidade, que não está presente somente na sua formação, mas faz parte de sua família.

"Toda minha família passou aqui pela Uno, então ela faz parte da nossa história. Minha filha estudou Letras, meu esposo Educação Física e meu filho Produção Audiovisual. As lembranças que a gente tem do nosso tempo era de uma Universidade pequena, a gente estudava nos dois blocos principais. Essa iniciativa do Clube de aproximar os egressos é muito boa, pretendemos participar de mais ações", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Letras