Encontro reúne profissionais para analisar economia nacional e de SC

Mercado

"Políticas públicas e desenvolvimento regional", é a partir deste tema que o IX Encontro de Economia Catarinense se propõe a problematizar a discussão. Nos próximos dias 7 e 8 de maio a Unochapecó sediará o evento, organizado pelo curso de Ciências Econômicas e Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense (Apec), em parceria com o Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais.

Segundo o professor do curso de Ciências Econômicas e um dos organizadores do evento, Aureo Haag, o Encontro é uma contribuição para a sociedade, à medida que o debate de temas atuais gera a reflexão de soluções para os problemas. Portanto, a importância dessa ação, resume Aureo, "justifica-se por ser um espaço que envolve a discussão e o debate entre a academia e os diferentes setores da sociedade em torno de proposições e alternativas às problemáticas regionais, que visam a superação de gargalos e desenvolvimento das potencialidades regionais".

A abertura do Encontro será dia 7 de maio, às 19h, no Salão de Atos da Unochapecó e a palestra será ministrada pelo economista e doutor em Ciência Econômica Marcio Pochmann, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2007-2012). A programação completa do evento está disponível no site da Apec.

evento - apec economia

Haverá, ainda, duas mesas redondas. Uma com o propósito de debater o tema Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional em SC e outra sobre o Oeste de Santa Catarina. O evento é aberto aos interessados e comunidade. Durante os dois dias, acadêmicos e pesquisadores apresentarão pesquisas científicas ligadas à área.

Currículo

Marcio Pochmann é economista, professor livre docente da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos da Sindicais e de Economia do Trabalho do Instituto de Economia da Unicamp. Foi secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo (2001-2004), presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2007-2012) e consultor de instituições nacionais (Dieese, Fiesp, Sebrae e MTE) e internacionais (OIT, BID, Unicef). Pochmann, autor de mais de 40 livros sobre economia, desenvolvimento e políticas públicas,foi pesquisador-visitante em universidades na França, Itália e Inglaterra.

Santa catarina
Regional