Equipe do Cedup Chapecó é a grande campeã do StartMais

Texto Gabriel Kreutz*

Somente uma empresa da nossa região joga fora toda semana mais de 30 mil kg de cascas de ovos. Quando não destinado da forma certa, isso pode prejudicar muito o meio ambiente. O mesmo acontece com as baterias automotivas quando descartadas incorretamente, que podem causar sérios danos à nossa saúde. Mas, o que os esses dois elementos têm em comum? A Equipe Smart Change, vencedora da 1ª edição do StartMais, reuniu esses dados e decidiu juntar os dois componentes para criar uma solução inovadora: o Sulfato de Cálcio. O produto pode ser utilizado para diversas atividades, como neutralização da ação tóxica do alumínio nas plantas, e também no meio hospitalar e construção civil.

A apresentação das equipes finalistas e o resultado foram divulgados no último sábado (26/09), no Youtube da Unochapecó. Foram meses de trocas de experiências entre estudantes, mentores, profissionais do mercado e professores das escolas e da Universidade. A primeira colocada, entre os 80 grupos participantes, é composta pelos alunos do Cedup Chapecó: João Vitor Nunes, Ruliana de Abreu e Myrian Festner, e pelo professor Anthonio de Freitas. O Cedup também conquistou o prêmio de Escola Destaque do StartMais.

Premiação das equipes finalistas

Em segundo lugar ficou a equipe Greenscreen, do Colégio Exponencial, composta pelos alunos Bianca Stachelski, Gabriel Weber, Giulia de Lima e Sofia Pereira. Já com a terceira colocação ficou a equipe Tancredão Inovação, da Escola de Educação Básica Tancredo Neves, integrada pelos alunos Michel Lemes, Erik Bressler, Suyane Glienke, Miriane Barros e pela professora Shana Sitta.

"Os jovens tiveram a compreensão da importância que tem o processo de formação pela inovação e pelo empreendedorismo, a importância do trabalho coletivo. Neste processo, todos saíram vitoriosos e com uma experiência marcante para suas vidas", ressalta o diretor da Agência de Gestão da Inovação da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello.

Todos os integrantes da equipe vencedora ganharam um Iphone 11 e um troféu de destaque de 1º lugar, além de uma bolsa de estudos institucional de inovação correspondente a 100% de gratuidade para o primeiro semestre de qualquer curso do vestibular. Os classificados em 2º e 3º lugar também receberam troféus e bolsas de estudo, e os demais finalistas vão levar para casa um troféu do Programa. Por fim, a escola destaque, Cedup, recebeu R$ 10 mil em prêmios ou investimento, o troféu de Escola Destaque 'StartMais' e 100 horas de cursos de capacitação da Unochapecó para professores.

*Jornalista - Setor de Marketing e Comunicacão Unochapecó

Startmais