Estudantes desenvolvem projeto inovador para gerenciar ACCs

Texto Ícaro Colella*

Para fomentar o desenvolvimento de ideias inovadoras, que podem trazer alguma contribuição para a sociedade, neste semestre, os estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Unochapecó foram instigados a pensar e criar soluções, através de um produto, para problemas que estão ao seu redor. A ideia de uma dinâmica diferenciada em sala de aula foi realizada pela professora Viviane Duarte Bonfim, que ministra a disciplina de Engenharia de Usabilidade, em parceria com professor César Junior de Souza.

Com o apoio da Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech), foi proposto aos acadêmicos do 5º período, que eles pensassem em problemáticas que poderiam ser resolvidas com algum tipo de projeto criativo e tecnológico. "Como é uma disciplina em que é possível trabalhar alguma atividade de desenvolvimento de software, eu pensei em realizar uma dinâmica diferente, que pudesse acrescentar algo na vida profissional dos estudantes, sem deixar de lado todo o conhecimento técnico necessário", comenta a professora.

Os acadêmicos, divididos em grupos, passaram por etapas de pesquisa, levantamento de dados, questões técnicas do produto e suas funcionalidades. Ainda em sala, os estudantes votaram nas propostas mais criativas de projetos e, a partir disso, desenvolveram as ideias para apresentar a uma banca avaliadora. A apresentação, que ocorreu na última quarta-feira (10/07), foi composta por representantes da Inctech, empresários de Chapecó e um representante do Sebrae. Para que os estudantes se sentissem preparados, ao longo do semestre foram realizadas palestras sobre canvas e apresentação de pitch.

O estudante de Sistemas de Informação, Bruno Antonio de Oliveira, estava no grupo vencedor, que desenvolveu o projeto 'ACC Manager', sobre a gestão das horas de Atividades Curriculares Complementares (ACCs). A ideia surgiu por ser percebido pelo grupo uma necessidade de uma plataforma específica para acesso do estudante. Bruno considerou a atividade e todo o processo positivo pela troca de experiência com os colegas e a banca presente. "A dinâmica foi muito boa, pois além de validar a ideia para mais pessoas, tivemos a presença da banca avaliadora, onde nos passaram várias dicas e informações sobre como podemos dar andamento no nosso projeto. Isso contribuiu muito, pois une a teoria com a prática, que é o que precisamos na nossa formação".

O segundo lugar ficou com o projeto 'Pay Parking', um aplicativo desenvolvido para facilitar o pagamento de estacionamento em locais públicos e acabar com as grandes filas.  A premiação foi de R$150,00 ao grupo vencedor e R$100,00 para o segundo lugar. Os valores podem ser gastos pelos estudantes na Livraria Universitária.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Inovacao