Iniciativa já colaborou com a formação de cerca de 750 farmacêuticos

Geral

Mantida pela Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste) desde o dia 26 de setembro de 2003, a Farmácia Escola Unochapecó foi instalada com o objetivo de atender a comunidade e proporcionar um espaço de prática aos estudantes do curso de Farmácia. Com 10 anos de atividades, o projeto já contribuiu com a formação de cerca de 750 farmacêuticos, sempre oferecendo ao público acadêmico e externo produtos e serviços de qualidade, com preços e condições acessíveis.

A Farmácia Escola é um estabelecimento de dispensação comercial e manipulação. Conta com toda linha de medicamentos e perfumaria, além do atendimento ambulatorial com aplicação de injetáveis, verificação de glicose capilar, pressão arterial, temperatura e colocação de brincos. Também atua na dispensação de produtos manipulados, medicamentos, dermocosméticos, nutracêuticos, cosméticos, higiene pessoal, conforme prescrição e orientação médica.

Atualmente atende as unidades básicas de saúde e hospitais públicos através da dispensação gratuita de produtos do Projeto Fitochapecó, em parceria com a Prefeitura Municipal e que compreende produtos fitoterápicos e chás medicinais através de receituários prescritos pela Rede Municipal de Saúde. Cinco pessoas integram a equipe da farmácia, a diretora Valeria Mokfa, duas farmacêuticas, Janaína Alba e Aline Mânica, uma técnica em enfermagem, Francieli Natali, e uma bolsista e estudante do curso de Farmácia, Vanessa Bossetti.

Conforme a diretora do projeto, a Farmácia Escola preocupa-se com o cliente e com o estudante que atua nestes atendimentos, fortalecendo a importância do relacionamento farmacêutico – paciente, da técnica e ética profissional e da confiança mútua gerada neste processo. “Não trata-se apenas de solucionar problemas do cliente, mas gerar um vínculo e, principalmente, instigar o estudante a sempre questionar seus atos e observar o indivíduo como um todo, além de zelar pelo cumprimento das legislações vigentes, inerentes de sua profissão”, declara Valéria.

Diferencial

A Farmácia Escola Unochapecó prima pelo atendimento por profissionais com experiência, e a orientação ao tratamento e cuidados, como a atenção farmacêutica, desenvolvidos com pacientes. Conta com uma diversidade de produtos e medicamentos, e atende as necessidades dos clientes através da assistência e prescrições de produtos manipulados. Oferece para a comunidade, a segurança de ser atendido com qualidade e dentro das normas de controle sanitário.

A Farmácia Escola é referência em campo de estágio na área comercial e magistral. Os estudantes atuam em todos os processos técnicos e de gestão, acompanhados por profissional farmacêutico e professores, conhecendo a rotina diária do estabelecimento. A farmácia recebe os acadêmicos do curso de Farmácia da Unochapecó, nos estágios em Atenção Farmacêutica no terceiro, quarto e quinto período, e em Farmácia Comercial e Magistral no sexto, sétimo, oitavo e nono período, capacitando os alunos para o mercado de trabalho. Os estudantes são supervisionados pelas farmacêuticas e orientados pelas professoras do curso de Farmácia Valeria Mokfa,  Dorys Cordenuzzi e Ana Cristina Etges.

Vantagens

Os estudantes, professores e técnico-administrativos da instituição têm acesso a produtos e serviços gratuitos ou com até 25% de desconto. O acadêmico conta com percentual de 35% do valor da mensalidade em crédito para utilizar no estabelecimento. A cada compra o saldo é consultado e o valor debitado no boleto, juntamente com outros gastos institucionais. São exigidos carteira de estudante e documento com foto, além da assinatura do comprador.

A comunidade pode utilizar gratuitamente o ambulatório para colocação de brincos, verificação de pressão arterial, glicose capilar, curativos e aplicação de injetáveis. Nesses procedimentos são cobrados apenas os materiais e/ou medicamentos utilizados. Os descontos oferecidos são de 5% em produtos de higiene, beleza ou cuidados, de 10% em medicamentos similares e de referência e de 20% em genéricos e em toda a linha de produtos manipulados.