Feirão de Talentos disponibilizou mais de 200 vagas para cadastro de currículos

Mercado

Promovido pela Unochapecó o evento se destacou como um espaço de networking aproximando estudantes e empresas de Chapecó e região.

Empresas de diferentes áreas de atuação, mais de dois mil estudantes e egressos dos mais de 40 cursos da Unochapecó, tiveram a oportunidade de conexão na 2º Edição do Feirão de Talentos Unochapecó. Realizado na quarta-feira, dia 17 de abril, o evento encerrou com sucesso. Foram mais de 200 vagas, de emprego e estágio, anunciadas pelas empresas, além das oportunidades cadastradas no Balcão de Empregos de Chapecó, que também estava presente na feira. Os estudantes tiveram a oportunidade de networking, cadastrar seus currículos e conhecer as empresas que atuam em suas àreas.

Conforme Taiz Balardin Antonini, coordenadora do Setor de Talentos da Unochapecó, o Feirão é uma grande oportunidade para os estudantes e egressos que querem investir na carreira, conhecerem o que o mercado disponibiliza e o perfil de profissionais que está à procura, podendo contar com o apoio e orientações de toda equipe do Setor Talentos Uno, desde a confecção de um bom currículo, mentorias profissionais e capacitações para desenvolvimento e postura profissional. “O evento superou nossas expectativas, além das 25 instituições públicas e privadas participantes, muitas já solicitaram para participarem em próximas edições, os estudantes também se mostraram muito participativos e interessados em conhecer as oportunidades e se inserir no mercado de trabalho”, afirma Taiz.

Para gestora do Agente de Integração Super Estágios de Chapecó, que participa pelo segundo ano consecutivo do Feirão, o evento se mostra como um agente de integração. “Nessa edição disponibilizamos mais de 50 vagas nas diversas áreas. “Uma ótima oportunidade para os estudantes conhecerem as possibilidades do mercado e para nós entendermos o perfil dos futuros trabalhadores”.

Já o Sicoob MaxiCrédito apresentou para os estudantes a sua página de carreira. Para Diana Geremia, analista de Gestão de Pessoas da cooperativa o objetivo da participação é conectar pessoas e abrir as portas para os estudantes conhecerem mais sobre as oportunidades da cooperativa.

A estudante Bruna Hergemaeder, do 3º período de Ciências da Computação, está a procura de estágio. Para ela o Feirão foi uma ótima oportunidade para conhecer as empresas das sua área e o que elas oferecem. Já a estudante Maiara Luisa Maccagnan, do curso de Nutrição, visitou o evento focada em se cadastrar para uma vaga de estágio. “Não conhecia a maioria das empresas que estão aqui, pude conhecer mais de perto e conversar com as pessoas, não ver a vaga somente pela internet”, afirma a estudante.

A psicóloga organizacional e de recrutamento da Unimed, Karyn Comin, conta que a empresa disponibilizou vagas com um olhar bem cuidadoso para que os estudantes possam estar vinculados ao mercado de trabalho sem prejudicar os estudos. “Além disso apresentamos os benefícios da empresa como a Bolsa de Estudos, que acaba sendo um atrativo”, discorre Karyn.

Para a pró-reitora de graduação da Unochapecó, professora Silvana Muraro Wildner, a feira está em consonância com a missão da Unochapecó, e representa um desejo antigo de aproximar as empresas da vida acadêmica. “O Feirão de Talentos vem para estreitar o vínculo entre os estudantes e o mercado de trabalho, e nesse relacionamento todos ganham”, enfatiza a professora Silvana.

Cláudio Jacoscki, reitor da Unochapecó, destaca que o Feirão de Talentos é mais uma oportunidade que a instituição oferece, tanto para o estudante que busca uma colocação, uma melhoria da sua colocação, uma atividade diferenciada ou que busca o primeiro emprego, bem como para a própria empresa, que precisa, de certa forma, de um espaço para localizar mão de obra qualificada. “Estamos bem felizes com os resultados, a quantidade de empresas que demandaram foi bastante grande, os alunos participaram com entusiasmo, enfim, mais um movimento em prol da nossa comunidade feito pela instituição com aquilo que ela tem de melhor que é a capacitação e a preparação de pessoas para o mercado de trabalho” aborda Cláudio.

Texto e foto: Joane Marcon/AI Unochapecó
#primeiroemprego #unochapecó #talentosuno #feirãodetalentos