Inctech Unochapecó é premiada no Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto

Texto Gabriel Kreutz*

Apoiar empreendedores comprometidos em mudar o mundo com soluções que melhorem a vida das pessoas e do planeta são objetivos de uma Incubadora de Impacto. Em busca de especialização em inovação social, incubadoras de todo Brasil participaram do 4º Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto. A competição contou com encontros presenciais, workshops, trocas de experiências e inúmeras entregas digitais. A última etapa foi a apresentação de um pitch das finalistas durante a Conferência Nacional da Anprotec, que aconteceu em Florianópolis na última semana, e premiou a Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech) como referência em Incubação de Impacto em 2019, sendo a primeira de Santa Catarina.

O Desafio é parte do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto, fruto de uma parceria entre Anprotec, o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e o Sebrae. A Incubadora da Unochapecó e os outros quatro vencedores vão receber como prêmio a participação em uma Missão Internacional para ecossistemas relevantes na temática de impacto, além de mentoria dos associados do ICE. O edital também prevê uma inscrição para um membro da organização na Conferência Anprotec 2020.

O Programa parte da premissa de que incubadoras e aceleradoras têm um enorme potencial de influenciar a agenda empreendedora do Brasil, disseminando o conceito de negócios de impacto em escala nacional. Ao longo deste ano, a Inctech participou e contribuiu para que mais soluções para a resolução de problemas sociais surjam e se fortaleçam.

Para o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, este é mais um reconhecimento em nível nacional do excelente trabalho que vem sendo realizado. "A Incubadora passou por um processo de capacitação e elaborou um plano de ação sobre como incorporar estratégias para sensibilização, seleção e incubação/aceleração de negócios de impacto", relata.

De acordo com a analista técnica da Inctech, Andreici Vedovatto, o próximo passo da Incubadora é, juntamente com o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, seguir executando seu plano de ação, promovendo atividades que fomentem o empreendedorismo de impacto e incubando negócios de inovação social. "Todo o time da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó está orgulhoso com o resultado, e entusiasmado em seguir apoiando esses empreendimentos", completa.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó, com informações da Anprotec

Inovacao
Inctech