Inscrições abertas para o Desbravador Master

Texto Vanessa Marquezzan*

Não existe hora e lugar para surgir uma ideia inovadora. Porém, não há como negar que é na sala de aula que elas costumam vir à mente, durante uma explicação ou conversa entre colegas. Para auxiliar os professores a tratar esse assunto com seus alunos, a Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech), junto com a Rede de Inovação e o Núcleo de Apoio Psicológico e Pedagógico (Napi), promovem o Desbravador Master. O evento acontece nos dias 06 e 07 de fevereiro, no plenário do Bloco R, durante o Ciclo Docente. Para participar os professores interessados devem se inscrever até amanhã (31/01) pelo site da Uno.

O evento é baseado no projeto 'Desbravador', criado pelo curso de Administração da Unochapecó para desenvolver o perfil empreendedor dos acadêmicos. Agora a ideia é capacitar os professores de todas as áreas para que eles também possam levar esse conhecimento para a sala de aula e trabalhar junto aos estudantes.

Durante os dois dias de evento os professores serão instigados a achar um problema e buscar uma solução para ele. Será uma forma de desenvolver o perfil empreendedor, com a ajuda de profissionais da área. Os inscritos poderão participar, também, de pequenas palestras e falas sobre empreendedorismo e metodologia ativa.

A analista técnica da Inctech, Andreici Vedovatto, lembra que a Unochapecó é um espaço propício para empreender. "Porque a gente entende que uma Universidade tem que gerar pesquisa aplicada em soluções para o mercado. Queremos incentivar professores e estudantes a empreender e ver a Unochapecó como uma oportunidade para isso". Andreici comenta, ainda, que a Incubadora está plantando uma sementinha que depois poderá se transformar em bons projetos para o Parque Tecnológico.

No final do Desbravador Master, os trabalhos serão apresentados a uma banca de jurados. As três melhores ideias serão premiadas com troféu e um cheque de R$ 1.500 para o primeiro lugar, R$ 1.000 para o segundo e R$ 500 para o terceiro. Além disso, todos terão a possibilidade de participar do processo de incubação na Inctech.

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco
Inovacao