Jornada Uno aborda mudança de ciclos: do fim da ‘facul’ ao ingresso no mercado

O semestre letivo 2023/2 entra em sua reta final. Cada fim de etapa na Universidade traz, junto com o encerramento do período de aulas, a realização de um sonho para muitos estudantes. Após anos de luta na graduação, quem chega ao último período de seu curso pensa apenas na formatura. Trata-se de um momento mágico não só para cada formando, mas para familiares e amigos que abraçaram a jornada de estudos e agora celebram juntos. Em sua história, a Unochapecó formou mais de 40 mil profissionais e se sente feliz em somar mais a esse número.

A Universidade trabalha com o contexto de capacitar os acadêmicos durante seu período de formação, para que eles ganhem experiência e possam estar preparados para o mercado de trabalho futuramente. Seja a partir da sala de aula ou das diversas oportunidades de pesquisa, extensão, estágio, intercâmbio, quem vive a Unochapecó tem acesso a oportunidades globais. Todas as experiências vividas no campus oferecem aos estudantes o contato prévio com o mercado de trabalho e sua carreira na prática. Além disso, é uma etapa de amadurecimento e equilíbrio emocional para enfrentar os desafios quando assumirem as responsabilidades no ambiente corporativo.

Pensando em marcar esse ciclo, foi criado o Jornada Uno, organizado pelo Talentos Uno e pelo Núcleo de Apoio Psicológico e Pedagógico (NAPI). O evento acontece na próxima terça-feira (31), às 19h, no Salão Nobre da Unochapecó, e reunirá formandos, docentes e egressos, que irão compartilhar suas trajetórias para inspirar ainda mais os futuros profissionais.

A psicóloga Ellen Guerra, que atua no NAPI, ressalta que “é muito importante, ao deparar-se com essa nova aventura de recém-formado, que o profissional lembre-se do quanto cresceu durante a graduação e que isso não aconteceu de uma hora para a outra, mas de maneira processual, a cada experiência, a cada momento em que se permitiu viver o novo”. Cada vez mais, as empresas necessitam de mentes brilhantes atreladas com ativos tecnológicos e empreendedores. O primeiro contato com o mercado de trabalho ensina sobre relacionamento e crescimento social. A inserção destes jovens plenamente engajados no mundo corporativo e, que, serão capazes de desempenhar atividades com maior nível de exigência tendo mais trato com as questões de disciplina e senso de responsabilidade.

Com o intuito de preparar os formandos para a nova experiência, o Jornada Uno, em sua segunda edição, quer repetir o sucesso da primeira, unindo formandos e egressos para compartilharem experiências. “É importante que os nossos formandos sejam gentis com eles mesmos nessa nova fase, confiando na bagagem construída. É recomeçar como “calouros” na vida profissional, abertos a aprender com as experiências. Queremos lembrá-los que, tão importante quanto planejar os próximos passos, é celebrar essa conquista”, conclui Ellen.

Os cursos de graduação da Unochapecó estão com inscrições abertas para o Vestibular 2024. Aqui, os acadêmicos estudam na maior estrutura universitária da região, integram projetos e conhecem novas culturas, além de estar inseridos no mercado de trabalho desde os primeiros períodos. São mais de 30 cursos de graduação presenciais em áreas do conhecimento em expansão. Inscreva-se!

Talentos uno
Núcleo de apoio psicopedagógico institucional
Napi
Metamorfose