Jornada Uno aborda o encerramento da trajetória acadêmica dos formandos 2023/1

Com o objetivo de apoiar e acolher os formandos do semestre 2023/1 em sua transição da vida acadêmica para a profissional, a Unochapecó realizou, na última terça-feira (27), a primeira edição do Jornada Uno. Trata-se de um evento único e especial, projetado para oferecer aos formandos um ambiente propício para compartilhar conhecimentos, vivências e oportunidades de networking. O Jornada fortaleceu os laços entre os formandos e a instituição, criando uma base sólida para o futuro e marcando o início de uma nova etapa na carreira dos estudantes.

A iniciativa, coordenada pelos setores do Núcleo de Apoio Psicológico e Pedagógico e Talentos Uno, representa não apenas uma despedida do ciclo de graduação, mas também uma renovação do vínculo com a Unochapecó. Na ocasião, os formandos também puderam conhecer as oportunidades de pós-graduação lato sensu e stricto sensu da Unochapecó, do Pollen Parque Científico e Tecnológico, e das empresas parceiras do evento, Unimed Chapecó, Sicoob MaxiCrédito e Aurora Alimentos. A noite também contou com sorteio de brindes e confraternização.

Para dar início ao evento, a Vice-reitora e Pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner, se dirigiu aos acadêmicos. A docente falou sobre a felicidade em encontrar a todos e não escondeu a emoção diante do momento de metamorfose dos formandos. “Não existe mágica para o sucesso, e sim esforço, dedicação e estudo em busca da carreira profissional. Aqui na Unochapecó, vocês já deram início a uma carreira sólida, com muitas ferramentas para que vocês sigam brilhando lá fora. A partir de agora, muitas oportunidades de crescimento estarão à frente de vocês, e eu desejo que aproveitem todas elas. Honrem essa casa e se orgulhem da Unochapecó, e nós teremos sempre muito orgulho de vocês”, disse.

O Reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, recordou dos encontros com os acadêmicos ainda no início da graduação, e manifestou o orgulho em ver o Salão Nobre repleto de futuros profissionais de máxima competência. “A Unochapecó está aqui para ajudar a concretizar o sonho de cada um. Essa é uma caminhada que fazemos juntos, para que possamos entregar as melhores condições para essa formação. Vamos completar 53 anos em breve, e vocês vão ajudar a aumentar o número de 40 mil formados por essa instituição. Nossa casa segue de portas abertas para que vocês sigam sua formação, seja pelo lato sensu ou stricto sensu, e contem sempre conosco”, frisou.

Carinho pela trajetória

Quem também falou aos acadêmicos foi a psicóloga Ellen Guerra, do Núcleo de Apoio Psicológico e Pedagógico da Unochapecó, que trouxe um momento de sensibilização e resgate da vivência universitária. Ellen mexeu com as memórias afetivas de todos os presentes, promovendo reflexões sobre os anos de convivência com os colegas, professores e ambiente acadêmico em geral. Conquistas e desafios - quem não passou por eles até conquistar o diploma, não é mesmo?

“Quero agradecer em especial a presença das estrelas dessa noite, nossos formandos. Antes de lançar nossos olhares para a fase pós formatura, queremos convidar a vocês para refletir sobre a conquista que estamos aqui celebrando. Se vocês estão aqui, é porque passaram por um processo de transformação imenso. É porque escolheram, a cada semestre, viver essa experiência tão intensa da graduação, seja um bacharelado, tecnólogo ou licenciatura. Estar aqui significa muito mais do que acessar o conhecimento técnico, é escolher crescer pessoal e profissionalmente. A vivência universitária inclui os aspectos que nos convidaram, a cada desafio, a nos conhecer melhor e mudar nossa percepção sobre o mundo e sobre as relações. Vocês deixaram a marca de vocês na instituição e levam um pouco de nós também”, considerou.

A todos os formandos, desejamos muito sucesso!

E você, quais lembranças leva da Unochapecó?

Talentos uno
Napi