Jornada Uno lota Salão Nobre e fortalece os laços dos formandos 2023/2 com a Uno

Concluir o ciclo da graduação é um momento único na vida de qualquer estudante. Os ‘veteranos’ do último período agora comemoram a conquista do diploma, ao mesmo tempo em que se preparam para ser novamente ‘calouros’ no mercado de trabalho ou na pós-graduação. Ficam as experiências da jornada acadêmica, as amizades feitas no caminho e a energia para o início de uma nova etapa.

Para celebrar este momento de mudança de ciclos e acolher de forma especial os formandos prestes a colar grau, a Unochapecó promoveu, na última terça-feira (31/10), a segunda edição do Jornada Uno. O evento tem como objetivo proporcionar aos formandos um momento único de troca de informações, experiências e networking, para que a despedida da graduação possa ser ressignificada em um momento de fortalecimento de laços com a Uno. Além do Talentos Uno e do Núcleo de Apoio Psicológico e Pedagógico (Napi), atuaram no evento o setor de Pós-graduação Lato Sensu e a Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu.

Para dar início à programação da noite a Vice-Reitora e Pró-Reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner, falou aos acadêmicos sobre a felicidade da Instituição em entregar à sociedade novos profissionais capacitados e humanos. A docente agradeceu a todos por confiarem suas formações à Unochapecó e reiterou as oportunidades que a Universidade oferece para a sequência da carreira.

“Formandos, eu desejo com toda sinceridade aquilo que desejo para meus filhos. Que vocês encontrem seu caminho, que tenham uma vida ética, que levem a vida em nome do bem e, que, principalmente, que sejam muito felizes em cada uma das profissões que vocês escolheram. Desejo ainda que estes anos vividos aqui na Unochapecó sejam os anos com as mais lindas lembranças no coração de vocês. Este tempo vivido na universidade a gente não esquece e as amizades que a gente faz durante este tempo são muito duradouras, eu ouso dizer que elas são eternas em nossas vidas. Sejam muito felizes e levem a Unochapecó no coração, tendo orgulho desta casa que será sempre a casa de vocês. Quando quiserem voltar, estaremos prontos para recebê-los”, comentou.

Para inspirar os formandos no início da carreira, três egressos da Unochapecó participaram do evento e compartilharam suas experiências no universo do trabalho: o advogado e professor universitário Bruno Ferreira, a médica veterinária e analista de qualidade Kaoane Rodrigues de Lima, e a ginecologista e obstetra Ana Paula Romanzini.

Resgate da vivência

Um dos momentos de maior emoção da noite foi a fala da psicóloga Ellen Guerra, do Napi, que mexeu com as memórias afetivas dos formandos e professores presentes. Ellen lembrou a todos que a vivência universitária inicia bem antes do primeiro período, quando os acadêmicos decidem dar continuidade ao crescimento pessoal e profissional por meio do Ensino Superior. Fazer um balanço sobre o caminho percorrido e os próximos passos, de acordo com Ellen, torna os futuros profissionais mais seguros

“Estar numa universidade, independente do curso que escolhemos, significa muito mais do que acessar conhecimento específico da nossa profissão. A vivência universitária inclui todos os aspectos que nos convidam a cada desafio, a nos conhecer melhor, a desenvolver novas habilidades, a mudar nossa percepção sobre o mundo e as relações. Peço que vocês sejam cuidadosos, gentis e que aproveitem esta nova experiência. Em nome do NAPI, em nome da Unochapecó quero agradecê-los por terem deixado a marca de vocês aqui na universidade, tenho certeza que vocês fizeram muita diferença na e para Unochapecó”, convidou a psicóloga.

Apoio na carreira

Na Unochapecó, o Talentos Uno tem como missão desenvolver, impulsionar e abrir portas para os estudantes, por meio de ações relacionadas às carreiras, oportunidades de trabalho, capacitações, desenvolvimento e mentorias profissionais. Para a coordenadora do Talentos Uno, Taiz Regina Balardin Antonini, observar a trajetória de sucesso dos formandos rumo ao diploma é o que dá sentido ao dia a dia do campus.

“Existe uma estrutura gigante por trás do dia a dia da universidade, vai muito além da sala de aula, dos laboratórios, da estrutura física. Aqui trabalhamos muito para que cada estudante possa ter as melhores experiências. Aqui iniciou a construção de muitos sonhos, desejos, conquistas e realizações, junto a isto, muitos desafios já foram superados por vocês. Estão prestes a entregar oficialmente à família e a sociedade um diploma, uma formação, mas, principalmente entregar para vocês mesmos esta importante conquista”, reflete Taiz.

A coordenadora também reafirmou o compromisso do Talentos Uno em ser um setor de contato, de apoio, de retorno, tanto por meio dos técnicos quanto dos professores articuladores de cada Escola do Conhecimento. “Contem conosco na busca profissional, em mediações, oportunidades, auxílio na construção de currículo, aconselhamento profissional, primeira colocação no mercado de trabalho, uma recolocação no mercado de trabalho, uma mudança profissional. Neste setor, fomentamos parcerias e convênios, com um feedback muito grande, buscando os alunos e egressos da Unochapecó”, finalizou.

Talentos uno
Núcleo de apoio psicopedagógico institucional
Jornada uno
Formandos