Família integrante do projeto Feira Agroecológica da Unochapecó é uma das contempladas

Geral

O selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica foi lançado em Chapecó no último sábado, 12 de novembro, na Feira Municipal do Centro de Chapecó, localizada na esquina das ruas Nereu Ramos e Uruguai. Esse é um selo público oficial usado para identificar e controlar a produção nacional de orgânicos. A iniciativa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), concedeu o selo a cinco famílias que compõem o Núcleo Oeste de Agroecologia, vinculado à Rede Ecovida de Agroecologia e auxiliado pela Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (Apaco). Entre elas está a família Zanrosso, que integra o projeto Feira Agroecológica da Unochapecó, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho em Agroecologia da universidade.

O lançamento ocorreu com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura de Chapecó, Epagri, Unochapecó, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Apaco e Rede Ecovida de Agroecologia. Essa Rede é responsável por fiscalizar o sistema de produção das famílias para que, em seguida, elas passem pela certificação do Ministério da Agricultura.

Para receber a certificação, as famílias devem passar por período de conversão do sistema de produção. O Ministério da Agricultua exige o mínimo de um ano para esse processo. Segundo o professor da Unochapecó e coordenador do GTA, Vagner Lopes da Silva, o processo busca avaliar todos os momentos envolvidos na produção dos alimentos que serão comercializados nas feiras municipais, inclusive a que ocorre na Unochapecó todas as terças e quintas-feiras. “Além de ser uma opção saudável para o consumidor, a certificação traz maior segurança na hora da compra e também agrega valor ao produto comercializado.”

No caso da Unochapecó, a família Zanrosso, do município de Guatambu, recebe assessoria do GTA há cinco anos, para a melhoria no sistema de produção agroecológica. Atuando na produção e comercialização de hortaliças, geléias, sucos e panificados, a família foi a primeira a receber o selo e não deve ser a única, já que todas as 20 famílias do projeto já atuam com a produção orgânica.

Os produtos certificados podem ser encontrados nas mais de 10 feiras que ocorrem na região de Chapecó. Para localizar esses produtos, basta procurar o adesivo contendo o selo de qualidade “SisOrg”.