Evento objetiva fortalecer planos e sistemas de educação no Estado

Geral

Representantes de instituições e de órgãos públicos ligados à educação participaram, na manhã desta terça-feira, na Unochapecó, do lançamento do III Seminário Estadual de Sistemas de Ensino. O evento irá reunir, nos dias 1 e 2 de julho, no salão de atos da universidade, representantes estaduais e municipais de educação e da sociedade civil para discutir o regime de colaboração do sistema de ensino catarinense. O seminário é uma promoção do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE), com a co-realização da Unochapecó.

A finalidade principal do seminário é de promover a interação entre conselhos municipais e secretarias de Educação e tratar das diretrizes, desafios e potenciais da educação, para melhorias na qualidade de ensino no Estado, que se constitui como referência nacional. O evento promoverá, também, debates sobre questões referentes à educação básica em Santa Catarina, com foco na educação de jovens e adultos (EJA), infantil, fundamental e na construção e avaliação do Plano Municipal de Educação.

Conforme a presidente da Comissão de Sistemas do CEE, conselheira Mariane Beyer Ehrat, o evento contribuirá com a estruturação e formação de conselhos de educação nos municípios da região. “Temos pautado estes seminários dentro de um regime de colaboração, pois precisamos fomentar e articular os conselhos municipais e as secretarias para que desenvolvam e melhorem cada vez mais os sistemas de educação nos municípios”, explicou Mariane.

De acordo com o reitor da Unochapecó, professor Odilon Luiz Poli, o seminário é uma forma de contribuir com a formação e a afirmação do sistema estadual de educação, que no caso de Santa Catarina inclui também a educação superior, uma das mais desenvolvidas do país. “É um espaço onde se pode analisar a realidade atual, fazer um diagnóstico, pensar em soluções a curto, médio e longo prazos e encaminhar para implementação, e isso deve repercutir nas decisões do próprio Estado, a quem cabe a execução das mudanças”, observou o reitor.

Educação e grandes mudanças

O conselheiro titular do Conselho Estadual de Educação e professor da Unochapecó Gilberto Luiz Agnolin destacou a importância “de avaliar quais iniciativas os conselhos e os órgãos executivos podem tomar para que os planos e sistemas municipais da educação sejam implantados em todos os municípios catarinenses e possam contribuir com uma educação de qualidade e aumentar ainda mais os índices do Estado, que já são positivos”.

Para a secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, a reflexão é muito importante para todos os professores e dirigentes municipais, principalmente neste momento em que a educação necessita de grandes mudanças. “A educação básica está precisando urgentemente de uma reestruturação para que a escola vá de encontro às necessidades do estudante e da própria sociedade. Este momento de discussão é muito oportuno para pensarmos em propostas curriculares e mediações para o aprimoramento dos sistemas de ensino”, complementou a secretária.

O III Seminário Estadual de Sistemas de Ensino já recebeu mais de 250 inscrições, que também poderão ser feitas no local do evento, com direito a certificado. A programação prevê palestras, para abordar questões sobre a educação em Santa Catarina, sessão especial do CEE e reuniões das comissões que o integram.