Livro da Argos Editora vence categoria do Prêmio Abeu 2015

Cultura

O livro “Do mito das Musas à razão das Letras”, publicado pela Argos Editora da Unochapecó, venceu uma categoria do Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) 2015. A divulgação da obra vencedora ocorreu em São Paulo (SP), na última terça-feira a noite, na Academia Paulista de Letras.

“Do mito das Musas à razão das Letras” é uma obra literária que reúne textos representativos e reflexivos sobre as práticas literárias no período entre o século VIII a.C ao XVIII. O livro, de autoria de Roberto Acízelo de Souza, recebeu o prêmio de  primeiro lugar na categoria Humanidades.

Os textos apresentados nas 1072 páginas do livro refletem a poesia e outras artes verbais, desde suas manifestações mais remotas na história do ocidente. São assuntos que se tornaram tema da filosofia e suscitaram o surgimento de disciplinas dedicadas ao estudo de seus diversos aspectos, como a retórica, a poética, a gramática e a filologia.

O Prêmio ABEU homenageia, anualmente, as melhores produções feitas por editoras universitárias de todo o país. Os livros podem concorrer nas categorias Humanidades ou Tecnociências, dependendo do conteúdo, e na categoria Projeto Gráfico de Livro, que premia a diagramação.

Próximas conquistas

A publicação ainda concorre ao Prêmio Jabuti, uma das premiações de livros mais tradicionais do país. Promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o prêmio conta com 27 categorias. “Do mito das Musas à razão das Letras” é uma das dez finalistas na categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas. O resultado do prêmio será divulgado no dia 03 de dezembro, em uma cerimônia no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Vitória
Prêmio abeu