Napi oferece oficina sobre vida universitária e ansiedade

Texto Tuanny de Paula*

As mudanças da vida adolescente para a vida adulta ganham maior ênfase quando entramos na Universidade. A rotina, as amizades e as responsabilidades mudam. A nossa cabeça também. No meio disso tudo, um turbilhão de pensamentos se confundem e a ansiedade acaba nos deixando perdidos nas atividades do dia a dia. Para aprender a criar estratégias e enfrentar essas crises, o Núcleo de Apoio Psicológico e Pedagógico (Napi) da Unochapecó promove a oficina 'Vida universitária e ansiedade.' A inscrição pode ser feita até o dia 15 de junho, pelo e-mail napi@unochapeco.du.br com nome completo, matrícula e indicação do dia que deseja participar.

A oficina será ofertada em dois momentos. O primeiro no dia 19 de junho, às 19h30, no plenário do Bloco G, e o segundo no dia 20 de junho, às 14h, no plenário do Bloco R. Segundo as psicólogas responsáveis pela atividade e também pelos atendimentos do Napi, Ellen Guerra e Mônica Tessaro, a ideia surgiu da necessidade de discutir a qualidade de vida e saúde mental no ensino superior. "Percebendo a importância de abrir essa discussão com os acadêmicos, pensamos em criar esse espaço de diálogo sobre a ansiedade e estratégias de enfrentamento dos desafios da vida universitária", explica Mônica.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros sofrem com transtorno de ansiedade. Aqui na Unochapecó, o Napi está disponível para a comunidade acadêmica como uma acolhida psicológica. Professores, técnicos e alunos podem procurar as profissionais e solicitar apoio, para que as relações de ensino e aprendizagem se tornem mais proveitosas e saudáveis.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Vida universitaria