Novo espaço para empreender na Unochapecó

Inovação

Texto Gabriel Kreutz*

Antes de tirar uma ideia inovadora do papel, é preciso, basicamente, planejá-la e organizá-la bem. Mas isso exige muita dedicação e empenho de quem se dispõe a empreender. Esta etapa da construção de uma ideia é muito importante, e agora a Unochapecó possui um lugar especial para esse processo de pré-incubação de uma empresa. Na última quinta-feira (12/03), foi inaugurado o CocreationLab Chapecó@, que receberá representantes de 11 ideias de negócios de toda região, classificadas no programa Nascer.

Evento de inauguração foi realizada na última quinta-feira (12/03)

Antes da construção desse espaço, por meio de uma parceria entre Fapesc, Sebrae e os Cocreations Labs, foi lançado um edital público para a seleção de ideias no Programa Nascer. Foram 39 inscrições para o polo de Chapecó e destas, 21 foram selecionadas para um processo de entrevista. Após, 11 foram selecionadas para participar da primeira turma. "Por um período de cinco meses, essas ideias passam por assessorias e mentorias, tirando a ideia do papel e tentando colocar ela em forma de negócio, gerando novos empregos e novas soluções para o mercado, tanto regional quanto nacional e mundial", explica o diretor da Agência de Gestão da Inovação da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello.

O CocreationLab é um espaço colaborativo para transformar ideias em negócio, e será utilizado pelos participantes durante o período do programa. Durante os cinco meses, eles poderão participar de vários workshops, com profissionais da região e de outras cidades. Eles também deverão dispensar, no mínimo, 20 horas semanais dentro do CocreationLab para desenvolver as metodologias, mas o espaço estará aberto nos períodos matutino, vespertino e noturno para que utilizem sempre que precisar.

Outro ponto favorável do novo espaço é que, passado o período de cinco meses, ele poderá ser utilizado por todos os estudantes da Universidade, que terão a oportunidade de ter uma aula em um local propício para a criação de ideias inovadoras. "Todos poderão usufruir dele, qualquer estudante da Instituição e toda a nossa Rede de Inovação, que produz soluções criativas", ressalta o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

Expectativa

Eliel e Gabriel vão participar da primeira turma do CocreationLab Chapecó@

Um dos selecionados para participar da primeira turma do CocretionLab Chapecó@ é o egresso de Ciências Econômicas da Unochapecó, Gabriel Pitschel. Ele, junto com os sócios Eliel Marcos Rodrigues e Valcir Junior Machado, vão desenvolver a ideia de um financiamento online para pessoas que queiram realizar procedimentos estéticos, tendo em vista que o mercado de saúde e beleza é um dos que mais cresce no Brasil.

"Acredito que vai ser muito bom, principalmente pelas palestras e mentorias que vamos ter. Já temos um pouco de experiência com o projeto, estamos tocando ele há seis meses, completa.

O CocreationLab Chapecó@ está localizado no terceiro andar do Bloco G, ao lado da Rede de Inovação. "Ficamos muito felizes quando temos a oportunidade de dar um passo como este, transformador, de mudança e melhoria das condições, para preparar a Unochapecó, cada vez mais, para se tornar referência como Universidade Empreendedora", finaliza o reitor.

*Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

Inovacao