Minha Uno
Menu Busca

Núcleo de Estudos do Ceom recebe equipamentos por meio de prêmio

Cultura

Recentemente o projeto ‘Salvaguarda do Patrimônio Arqueológico: Ações para a segurança, conservação e preservação do acervo arqueológico do Núcleo de Estudos Etnológicos e Arqueológicos (NEEA) do Ceom/Unochapecó’, proposto pela colaboradora Aline Bertoncello, foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura do ano de 2020.

Ele busca dar continuidade ao trabalho de salvaguarda do acervo arqueológico do NEEA. De acordo com Aline, a oportunidade de utilizar recursos financeiros deste edital visa contemplar a continuidade de ações de conservação e preservação referentes ao acervo arqueológico, que necessitam de materiais específicos para tal.

“Uma das principais ações é a instalação de um ar-condicionado no laboratório para garantir a segurança do acervo arqueológico, atualmente exposto às sujidades e demais poluentes provenientes do intenso tráfego de veículos como carros, ônibus e, inclusive, caminhões de cargas vivas, visto que a sede do Ceom encontra-se no segundo piso do terminal rodoviário”. Aline destaca, também, que as demais ações são voltadas ao registro de inventários e curadoria do acervo que envolve ações como higienização, catalogação e conservação dos acervos, bem como a restauração quando necessária, na qual foram comprados materiais essenciais para a execução das atividades.

Além das ações acima descritas, no mês de maio será realizado um seminário estadual em plataforma online, com temática voltada para a gestão de acervos, onde ocorrerá palestra e apresentação de experiências.

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Premio
Ceom

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image