Profissionais colaram grau em 1977

Geral

Integrantes da primeira turma do curso de Administração da Unochapecó, que começaram as aulas em março de 1974 e colaram grau em 14 de dezembro 1977 pela então Fundeste, hoje mantenedora da Unochapecó, comemoraram no último sábado, 13 de outubro, os 35 anos de formatura. Graduados, familiares, outros convidados e um representante da universidade estiveram reunidos para assinalar as três décadas e meia de conclusão do curso.

Ingressaram no curso de Administração, após o vestibular, 50 alunos. Desse total, três mulheres e 36 homens concluíram o curso no final de 1977. A turma teve como paraninfo o então secretário dos Negócios do Oeste, João Valvite Paganella, e como patrono o professor Umberto De Toni.

Os administradores da primeira turma formada pelo curso em Chapecó são: Aldo Locatelli, Arno Sponchiado, Belony Boelter, Chisto Cella, Cloraci Sartori, Dalva Scharf, Edemar Luiz Magro, Eldo Baldissera, Elio Tecchio, Erves Ducatti, Gelson Rostirolla, Hildo Butzke, Honorino Bortoluzzi, Irineu Sandrin, Ivo Scharff, João Afonso Boelter, João Alberto Dozza, Jorge Luiz Alberti, José Carlos Panegalli, José Felski, Luiz Antônio Pellegrini, Maria Cristina Zandavalli, Milton Confortin, Narciso Feiten, Nelson Cortina, Nelson Martelli, Nilberto Ferrari, Paulo Wawzeniak, Romero de Lima, Rosalino Romanini, Sebastião Franklin de Cerqueira, Thadeu Rabello e Valdemar Garghetti. Integraram a turma, ainda, e já faleceram, Edgar Willi, Paulo Zanella, Romeu Viecelli, Sadi Colombi e Vitor Luiz Zanella.

História no curso

Na comemoração dos 35 anos, a Unochapecó/Fundeste foi representada pelo professor Eroni Borsoi, que falou em nome da Reitoria, da Área de Ciências Sociais Aplicadas e do curso de Administração. Ele assinalou que o curso conta atualmente com cerca de 600 alunos e neste semestre chega aos 2.400 administradores formados. Também indicou a realização de estudos para a implantação do escritório de negócios no curso e para a criação de mestrado e doutorado na área. O professor Eroni enfatizou a representatividade da primeira turma de administradores formados pela Unochapecó, através de pessoas “que passaram pelo curso e deixaram sua história”.

A união da turma pioneira é um dos aspectos destacados por Edemar Magro, que juntamente com Maria Cristina Zandavalli e Nelson Cortina têm organizado os eventos comemorativos, já programados novamente para o próximo ano e para quando forem completados os 40 anos de formatura. Edemar enfatiza, ainda, a importância de fazer parte do primeiro grupo de administradores formados em Chapecó e que a universidade faz parte da vida de cada integrante: “É um orgulho ter feito parte da primeira turma de Administração, numa época difícil, inclusive com professores vindos de outros locais para dar aulas”. Para Nelson Cortina, o grupo formado pelos primeiros administradores sempre demonstrou participação, mesmo depois de formados quando são realizados os encontros de confraternização. Também salienta a diversidade de funções ocupadas em várias cidades do país. Já Maria Cristina Zandavalli assinala o papel precursor da turma, as relações de amizade estabelecidas e as recordações. “Este é um momento de partilhar a trajetória”, disse na saudação aos colegas.

Os egressos da turma hoje atuam na administração pública e na iniciativa privada, como empresários, dirigentes, consultores ou professores, em empresas como BRF, Grendene, Epagri e Caixa Econômica e instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina. Além da região, exercem atividades em diversas cidades e Estados, como Florianópolis, Joinville, Curitiba, São Paulo, Cuiabá, no Rio Grande do Sul, na Bahia e no Sergipe.