Primeiro curso de Administração do Oeste do Estado completa meio século

Geral

Selo comemorativo, lançado pela Unochapecó, demostra tradição e desenvolvimento de líderes empreendedores ao longo dessa trajetória

Desenvolver líderes empreendedores capazes de transformar a realidade, contribuindo com a qualidade de vida e o desenvolvimento regional sustentável. Com essa missão o curso de Administração da Unochapecó comemora 50 anos, sendo o primeiro curso do Oeste de Santa Catarina e o ponto de partida para a vida profissional de mais de 3 mil acadêmicos que se tornaram empreendedores, investidores e gestores de empresas.

Para marcar a data uma série de ações estão programadas para esse ano. São elas: o ‘Talk Adm”, 3 painéis, nos meses de maio, julho e agosto, com egressos do curso; a ‘Semana do Administrador’ de 23 a 25 de setembro e que irá englobar palestras com profissionais de renome como: Laine Valgas, que abordará ‘Inteligência Emocional e Neurociência’ e Alexandre Prates, que discutirá o tema ‘Reinventando o Profissional’. Além disso, também fará parte da programação da Semana do Administrador, o Programa Vida Empresarial da Acic. Para encerrar as comemorações, no dia 27 de setembro, ocorrerá evento solene.

Fica o destaque também para o lançamento do ‘Selo comemorativo aos 50 anos do curso de Administração’. Um material ligado ao conteúdo de modernidade, confiança, impacto social e econômico, o selo demonstra proximidade, tradição e desenvolvimento de líderes empreendedores ao longo dessa trajetória.

Conforme a coordenadora do curso de Administração da Unochapecó, professora Gilseli Aparecida Molozzi a programação, em comemoração ao meio século do curso, foi pensada para reforçar a importância do curso no desenvolvimento de toda a região, buscando valorizar os profissionais que por aqui passaram, e que hoje atuam como gerentes, diretores, gestores, empreendedores e decisores, de pequenas à grandes corporações. Além disso, os eventos programados para o ano trazem oportunidades para os acadêmicos aproximarem-se com as realidades vivenciadas nas organizações além de enriquecer o aprendizado na área. “O curso de Administração é nota máxima no MEC, conceito obtido em 2023, que reforça o compromisso do curso e da Unochapecó com a entrega de ensino de qualidade, tendo a preocupação de preservar com conceitos tradicionais e ao mesmo tempo desenvolver uma cultura inovadora nos mecanismos de gestão. Toda a programação para comemorar esses 50 anos demonstram o comprometimento que temos com nossos estudantes, egressos e comunidade”, finaliza a professora.

História do curso

Reconhecido, no ano passado, com nota máxima atribuída pelo Ministério da Educação MEC, o curso de administração da Unochapecó teve o ingresso de sua primeira turma em 1974. O projeto da implantação teve origem em 1973 e um ano após a primeira turma iniciou as aulas na então Fundeste, hoje mantenedora da Unochapecó.

A primeira turma colou grau em 14 de dezembro de 1977. Nessa trajetória, o curso formou mais de 3 mil profissionais, cidadãos engajados e profissionais preparados para os desafios de um mundo em constante transformação.

Entre os objetivos, estão preparar profissionais que atendam as atribuições da profissão dentro de padrões éticos, formar profissionais para interagir em ambientes em constante inovação, incentivar a pesquisa como meio para desenvolver o espírito crítico, a autonomia e liderança dos alunos e a constante inovação nas empresas.

Texto: Joane Marcon/AI Unochapecó

Fotos: Isadora Treméa Peres/Diretoria de Marketing e Estratégia de Marca