Minha Uno
Menu Busca

Trabalhos envolvem duas espécies e ocorrem na Unidade do Projeto em São Carlos

Geral

A equipe de estudo dos peixes do Instituto Goio-En iniciou as atividades de reprodução das espécies de peixes migradores do rio Uruguai que estão na Unidade do Projeto Piraqué, no município de São Carlos. O processo reprodutivo foi iniciado há cerca de 15 dias, com as espécies suruvi (Steindachneridion scriptum) e curimbatá (Prochilodus lineatus) e se estenderá até os primeiros meses de 2012.

O suruvi é uma espécie que possui a época reprodutiva, ou piracema, no começo da primavera, sobretudo no mês de outubro. Já o curimbatá, apesar de se reproduzir entre os meses de novembro e dezembro, apresentou algumas fêmeas aptas à reprodução, por isso os trabalhos com essa espécie também já começaram.

Antes de tudo é preciso fazer a identificação das fêmeas aptas a reproduzir. Com a utilização de um aparelho chamado cânula, é possível retirar alguns ovócitos para avaliação. Se alguma das fêmeas apresenta gametas maduros, prontos para iniciar o processo, elas são transportadas para o laboratório, onde são utilizadas como matrizes para a reprodução induzida em cativeiro.

Após a fertilização, os ovos são transferidos para as incubadoras, onde terão todo o suporte tecnológico necessário para se desenvolver. Depois da eclosão dos ovos e aparecimentos das larvas, elas são transportadas para os tanques de larvicultura e em seguida aos viveiros de terra, para crescer até se tornarem peixes juvenis, prontos para a comercialização ou a soltura no rio.

A Unidade do Projeto Piraqué, situada em São Carlos, trabalha com espécies de peixes migratórios do rio Uruguai, como dourado, curimbatá, jundiá, pintado amarelo, surubim, suruvi, piracanjuba e piava.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image