Projetos de extensão orientam profissionais de secretarias de Assistência Social

Comunidade

Com o intuito de fortalecer os serviços ofertados pelos municípios da região no atendimento à população, no dia 17 de abril, os projetos de extensão Pró-Cidadania e Cidadania Itinerante da Unochapecó ofertaram uma capacitação na Universidade. Participaram os profissionais vinculados às secretarias de Assistência Social e Programas Socioeducativos dos municípios da comarca de Chapecó: Caxambú do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambú, Nova Itaberaba e Planalto Alegre.

Os dois projetos são financiados pelo Fundo de Apoio a Projetos de Extensão (Fapex) da Unochapecó. Por meio destes, são viabilizados atendimentos às famílias de baixa renda, pertencentes aos municípios da região de Chapecó, assim publicizando os direitos àqueles que estão à margem da sociedade, buscando instrumentalizá-los e potencializá-los para que sejam conhecedores de direitos e aplicadores destes.

Na oportunidade foi repassado aos presentes informações sobre os projetos, além do papel do direito, do serviço social e da psicologia nos atendimentos realizados. Para a estagiária de do curso de Psicologia da Universidade, Bruna Schoeninger, a capacitação foi um momento de grande valia. "Viabilizou a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, a troca de experiências e a interação entre equipes. Isto é fundamental para o trabalho realizado pelos projetos junto dos profissionais dos municípios”, comenta.

Ainda, foi dada a palavra aos convidados para troca de conhecimentos e experiências, que por sua vez, destacaram que a linguagem utilizada foi clara e objetiva, sendo que a atividade foi esclarecedora, instigante, supriu as expectativas e conseguiu reciclar ideias para potencializar o atendimento das demandas emergentes de cada localidade.

Na sequência, também sugeriram que seja realizado mais encontros de capacitação, possibilitando compartilhar troca de experiência e qualificação dos atendimentos, dado ênfase na solicitação de ampliação das atividades desenvolvidas pelos projetos nos municípios da comarca e aos demais municípios da região.

As coordenadores dos projetos, Andressa Zander e Marisa Koncikoski destacam que, encontros de capacitação como este, são muito importantes para o desenvolvimento da região. "Apresenta-se de suma relevância, pois a troca de experiência entre os profissionais da rede faz com que eles expandam o olhar e busquem outras alternativas para atender as demandas de cada localidade”, finaliza Andressa.

Pro-cidadania
Cidadania itinerante