Unochapecó será representada pelo Conjunto A na operação de julho de 2013 no Estado do Pará

Geral

Estudantes da Unochapecó inscritos no Projeto Rondon operação julho de 2013, tiveram acesso ao resultado das propostas inscritas no último dia 8 de maio. A lista divulgou o nome das Instituições de Ensino Superior (IES), selecionadas para participar da operação Forte do Presépio, que ocorrerá no período de 6 a 22 de julho, nos Estados do Pará e do Maranhão.

Para a operação de julho a Unochapecó inscreveu equipes do conjunto A e conjunto B, composta por oito alunos e dois professores em cada grupo. Porém, somente o conjunto A foi selecionado, e embarca para a operação rumo à cidade de São Caetano de Odivelas no Estado do Pará, no dia 6 de julho. O grupo irá permanecer na localidade durante 17 dias, o retorno está previsto para 22 de julho.

A proposta de trabalho do grupo aceito está dividida em quatro eixos, dentre eles saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça. O conjunto planejou atividades divididas em oficinas, dinâmicas, palestras e capacitações, que serão aplicadas de maneira variada e acessível à comunidade da região. Além de promover a interação socioeducacional, entre estudantes que se voluntariam na busca de soluções que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliar o bem-estar da população.

Conforme a estudante do curso de Enfermagem, Ana Paula Rech, o grupo tem a intenção de promover projetos coletivos na localidade em parceria com as comunidades assistidas.“Temos como foco contribuir para a formação do estudante como cidadão. Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país. Além de consolidar no acadêmico brasileiro o sentido de responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais”, complementa Ana Paula.

Segundo o professor Roberto Deitos, um dos responsáveis pelo conjunto, o grupo se empenhou bastante para garantir a participação no projeto e está bastante empolgado. Quanto à expectativa, declara que é uma mistura de ansiedade, sonhos e desejos de realização, pois é uma experiência impar para cada um que terá a chance de participar.

“Viramos noites lendo sobre as cidades dos Estados do Pará e do Maranhão, especialmente sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analfabetismo, pobreza, potencialidades, cultura, educação, saúde, entre outras. É importante a participação da universidade, é sentir-se responsável socialmente em compartilhar e aprender conhecimentos e experiências por meio das oficinas”.

No dia 18 de maio o professor Roberto Deitos viaja para a cidade de Belém, para na segunda-feira, 20 de maio, conhecer a cidade de São Caetano de Odivelas-PA. Na viagem serão desenvolvidas propostas com docentes e acadêmicos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro-MG, grupo que efetivará as ações juntamente com o conjunto da Unochapecó.