Atividades serão realizadas em 20 municípios do Nordeste, em julho de 2014

Geral

Oito estudantes e dois professores da Unochapecó desenvolverão, durante 15 dias, atividades em 20 municípios dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Eles participarão do Projeto Rondon, na operação Guararapes. No período, os rondonistas deverão desenvolver atividades ligadas a quatro áreas temáticas: cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde.

Os estudantes da Unochapecó embarcarão no dia 18 de julho de 2014 com destino à cidade de Natuba, na Paraíba, local onde desenvolverão as atividades acompanhados de alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O retorno está previsto para 1 de agosto. O grupo foi selecionado no conjunto A e está integrado pelos estudantes Alisson Monteiro, Andressa Voliski, Diego Pozzer, Eloise Berlanda, Leonardo Rinaldi, Karine Alieve, Solange Kappes e Taine Cibulski. A equipe será coordenada pelos professores Ana Cristina Etges e Roberto Deitos.

Para Alisson Monteiro, estudante do oitavo período de Psicologia, a possibilidade de conhecer novas realidades, vivenciar novas experiências e ampliar os conhecimentos foram os motivadores para sua inscrição no projeto. “Experiências de extensão universitária como esta contribuem na qualificação profissional e também pessoal. Espero que as ações que pretendemos desenvolver tenham adesão da comunidade, de modo que a população possa contribuir com a efetividade do Projeto Rondon”, explica Alisson.

A professora Ana, que participa pela primeira vez do Rondon, acredita ser esta uma oportunidade de realizar ações que promovam a divulgação do conhecimento e da diversidade regional, bem como aproximar os diferentes atores no processo de ensino-aprendizagem. “A contribuição que esperamos proporcionar é a de que os estudantes também vivenciem uma experiência que os prepare para atuar em diferentes contextos, como agentes transformadores da realidade social e com um olhar mais humano e solidário em relação ao outro”, ressalta Ana.