Minha Uno
Menu Busca

Startups fecham parceria com cooperativa de crédito para atender produtores

Inovação

*Texto Gabriel Kreutz

 

Para uma empresa que está se desenvolvendo, ou em processo de incubação, como as startups, todas as parcerias que surgem são muito importantes na caminhada rumo ao sucesso. Uma dessas parcerias, de peso, foi fechada por duas empresas que fazem parte da Incubadora Tecnológica do Parque Científico e Tecnológico (Inctech), com a cooperativa de crédito Sicredi. Por meio dela, a 'TopView - Agricultura Inteligente' e a 'FARM - Gestão no Agronegócio', que tem suas atividades voltadas para o agro, vão atender produtores associados, auxiliando no melhoramento da produção.

Por intermédio da Cooperativa, os produtores interessados nos serviços e soluções oferecidos pelas startups, podem acioná-las para aplicar em suas propriedades. Oportunidade de inovação para os cooperados e de novos campos de atuação para as empresas. O sócio-proprietário da TopView, Thales Ricardo Lavandoscki, conta que a parceria com a Sicredi já estava em negociação há cerca de dois anos.

"Como a gente tem a solução, procuramos sempre os players que podem nos ajudar a pulverizar a solução no campo, como cooperativas de crédito e cooperativas agrícolas. Com essa parceria, vão ser feitas cinco soluções para os associados que tiverem interesse e vai começar agora na safra de inverno deste ano", explica.

A empresa de Thales atua na área de mapeamento com drones em lavouras. Ela surgiu após ele e seu sócio constatarem a falta de informações precisas no campo. "Com o drone conseguimos extrair muita informação da lavoura e trabalhar em cima delas, para depois fazer intervenções que vão trazer, principalmente, redução de custos para o produtor e manutenção ou aumento de produtividade". A TopView trabalha hoje com mais de 15 soluções, que englobam quase todos tipos de culturas, como soja, milho, feijão e trigo, desde o pré-plantio até a colheita.

Já a FARM, trabalha com serviços de tecnologia e suporte na gestão da propriedade rural, que facilitam a gestão da atividade. As soluções da startup compreendem a emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural (NFP-e) e também uma ferramenta de gestão com foco no planejamento financeiro e tributário da atividade rural. De acordo com o proprietário da empresa, Rodrigo Gasperini, o grande diferencial é a automatização de processos.

"O momento de apreensão para o produtor rural é o ato da apuração do seu imposto de renda, saber se há ou não imposto para pagar é sempre uma grande dúvida. É nesse sentido que a Farm, em parceria com a Sicredi, traz aos associados uma solução inovadora que permite ao produtor saber em tempo hábil se haverá ou não incidência de imposto na sua atividade. Um simulador de imposto de renda que atua de forma integrada com todas notas fiscais emitidas contra o CPF do produtor, e vai lhe informando, durante o ano, qual o valor de imposto a ser pago, e podendo, assim, de forma antecipada, utilizando todos os benefícios fiscais, fazer uma gestão eficiente, sabendo no dia 31 de dezembro, qual será o valor devido de imposto a pagar", conta Ricardo.

Para a coordenadora da Inctech, professora Franciele Pastre, a conexão entre startups e cooperativas firma o compromisso da Instituição com o desenvolvimento tecnológico e regional, levando soluções inovadoras para o meio agro, capazes de transformar a realidade dos empreendedores rurais. “Esse é o papel do Parque Científico e Tecnológico, que por meio de uma equipe multiprofissional, visa transformar a realidade da região, unindo ciência, tecnologia e inovação, oferecendo ao mercado novos empreendimentos e startups revolucionárias”, finaliza.

 

*Jornalista - Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Startup
Inctech
Cooperativa
Agronegocio
Agricultura

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image