Uma forma de reforçar a qualidade dos cursos da Unochapecó

Texto Juliane Bee*

Na hora de efetuar uma contratação, além do bom desempenho na entrevista, as empresas também avaliam a formação acadêmica do candidato. Para assegurar a qualidade dos cursos de graduação no país, desde 2004 é aplicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos em que estão matriculados. Neste ano, realizam o Enade os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Letras, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação da Unochapecó. A prova acontece neste domingo (26/11), às 13h30.

Conforme a Lei nº 10.861/2004, o Enade é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação. Realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova também é obrigatória aos alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A cada ano, são avaliadas diferentes áreas de conhecimento, definidas por um rodízio.

A partir dos resultados obtidos na prova, é possível avaliar o rendimento dos estudantes em relação ao curso e seu preparo para o ingresso na vida profissional. O desempenho dos alunos é convertido em uma nota para o curso, que pode ir de 1 a 5. As graduações avaliadas com os conceitos 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. A nota 3 é considerada satisfatória, pois atende as expectativas do MEC. Já as que atingirem a nota 4 e 5, indicam níveis elevados de qualidade.

Melhor da região

No início deste ano, o coordenador do curso de Jornalismo, professor Vagner Dalbosco, recebeu uma notícia que só confirmou o que ele esperava. Na última prova do Enade, realizada no ano de 2015, o curso atingiu a nota 4. Esse número indica que o Jornalismo Unochapecó é o melhor da região Oeste.

Para obter esse resultado, a preparação para a prova acontece ainda no primeiro semestre, quando o estudante ingressa na Universidade. Segundo o coordenador, os professores são orientados a explicar a importância do Enade para a formação do aluno. "Quando o acadêmico terminar sua graduação e ir para o mercado de trabalho, as empresas contratantes avaliam o conceito do curso perante ao Enade", pontua.

O professor comenta ainda que o estudante não vai aprender antes da prova o conteúdo de uma graduação inteira. Na hora de elaborar uma prova, os professores procuram abordagens parecidas com as do Enade. O objetivo é estimular o raciocínio lógico do estudante, para que tenha respostas objetivas. "No caso do Jornalismo, trabalhamos com textos descritivos, diferente do exame, que é constituído por questões de múltipla escolha", explica o professor.

aaa

Na expectativa

A preparação para a prova do Enade não é exclusividade do curso de Jornalismo da Unochapecó. Conforme o professor do curso de Sistemas de Informação, Sandro de Oliveira, durante a graduação são realizados simulados, avaliações interdisciplinares e conversas sobre o exame. Neste domingo (26/11), estudantes do curso vão fazer a prova do Enade. A expectativa é que se atinja o conceito 4.

Para o professor, a nota obtida no exame representa o comprometimento do curso para com a Instituição, que se traduz pela excelência na educação e no desenvolvimento da cidadania, mediante uma formação humanista, crítica e reflexiva. "É na Universidade que se formam profissionais competentes, criativos e atualizados para o mercado de trabalho", afirma.

Dia de vestir a camisa

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, Juliana Balbinot Pavi, diz que apesar do nervosismo, está confiante no desempenho de sua turma. "Tivemos um simulado do Enade na última semana, então tiramos todas as dúvidas e entendemos a estrutura da prova. É um trabalho coletivo, todos juntos pelo curso".

Juliana acredita que a nota obtida na prova vai influenciar seu futuro profissional. "Principalmente para nós que estamos saindo da Universidade e ingressando no mercado de trabalho, um conceito 4 é muito valorizado", comenta.

Prática constante

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade, dentre suas inúmeras responsabilidades, deve acompanhar e verificar o resultado das avaliações institucionais, tanto internas quanto externas. Segundo a coordenadora da CPA, professora Rachel Quadros, a avaliação dos cursos de graduação falam muito sobre a qualidade de ensino da Instituição.

Para ela, a garantia de um bom resultado é a responsabilidade de todos, desde a gestão institucional aos gestores acadêmicos, coordenadores, professores e estudantes. "Este processo não deve ser uma preocupação somente no ano em que o curso deverá realizar a prova, e sim, uma prática pedagógica em constante movimento", ressalta a professora.

No domingo

Para que o exame seja avaliado corretamente, é essencial que o estudante que for realizar a prova responda o Questionário do Estudante, disponível no site do Enade. O preenchimento do documento pode ser feito até o dia 26 de novembro. Lembrando, que no domingo, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação da prova terá início às 13h30.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
ENADE
Cpa