Unochapecó apresenta ações de quatro projetos de extensão no ForExt 2021

Texto Gabriel Kreutz*

Os projetos de extensão, por si só, já são algo muito grandioso, pois é por meio deles que o conhecimento rompe as paredes da Universidade, e chega direto na comunidade. Poder compartilhar essas experiências com representantes de outras universidades, então, é algo ainda mais valioso. É isso que o Encontro anual da Câmara Sul do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ForExt) proporciona. O evento foi realizado de forma on-line, entre os dias 24 e 25 de maio, e mais uma vez a Unochapecó participou, com a apresentação de quatro projetos realizados na Instituição.

Professores e uma técnica apresentaram, no primeiro dia de evento, as ações de quatro projetos de extensão: ‘Tamo Junto’, ‘Pai Legal’, ‘Feira Sustentável da Agricultura Familiar' e ‘Brincando no Hospital’. De acordo com a diretora de Educação Continuada e Extensão (DEEC) da Unochapecó, professora Cleunice Zanella, esses momentos mostram a importância da extensão no desenvolvimento de ações junto com a comunidade.

“Esses quatro projetos apresentados demonstram o quanto as ações de extensão promovidas pela Unochapecó têm abrangência, representatividade, conhecimento e aprendizagem mútua, fomentando a missão da Universidade, que é promover o desenvolvimento regional sustentável. O ForExt acontece todos os anos e tem uma amplitude muito grande, ele trabalha com os estados do sul, e dá uma visibilidade muito grande para os nossos projetos”, destaca.

Cleunice conta, ainda, que foi possível conhecer outras práticas extensionistas das instituições, num momento de socialização e como forma de fortalecer ainda mais as ações desenvolvidas. “A extensão é um movimento de produzir junto com a comunidade, são saberes acadêmicos e conhecimentos gerados dentro da Universidade, que se estendem para a comunidade. É a ação, a prática e o protagonismo dos estudantes em ações que fomentam o desenvolvimento regional”, finaliza.

*Jornalista - Unochapecó

Forext