Unochapecó aumenta segurança à proteção de dados

Inovação

Devido ao crescimento da procura por serviços de Tecnologia da Informação (TI) após o início de 2020, a Unochapecó habilitou um software de backup mais rápido e confiável. O serviço do 'Veeam Backup e & Replication' propõe melhorar a segurança corporativa, mantendo dados e serviços críticos disponíveis para funcionários e alunos, acessando seus recursos a qualquer hora e local.

“Nosso antigo ambiente estava com dificuldade em acompanhar o crescimento dos volumes de dados, levando a tempos de backup cada vez mais longos. Isso ameaçou nossa capacidade de fornecer serviços contínuos aos usuários. E usando o Veeam conseguimos reduzir o tempo de backup em 95%, sem o risco de demorar demasiado tempo e interromper outros serviços. Assim, podemos nos focar em fornecer a mais alta qualidade de educação”, conta Lissandro Hoffmeister, gerente geral de TI da Unochapecó.

Melhorando a disponibilidade e a proteção de dados importantes de sua infraestrutura de TI, a Universidade passa a usar o software para fazer backup de cerca de 30 terabytes (TB) de dados espalhados por 110 máquinas virtuais 'VMware' e servidores físicos 'Linux'. Entre as capacidades habilitadas pela Veeam, está um backup mais rápido e confiável, este permite que a Instituição reduza sua janela de backup, de horas para minutos, e uma camada adicional de proteção contra ataques de malwares.

“Uma vez criado, um backup é imutável por pelo menos sete dias, portanto é impossível alterá-lo ou apagá-lo. No caso de um ataque de ransomware, isso significa que podemos restaurar os dados de um backup recente não comprometido e evitar o pagamento de um resgate”, ressalta Lissandro.

A nível nacional

O novo software é importante, também, para a Unochapecó atender a legislação nacional, visto que, recentemente, o Brasil introduziu a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Esta que tem como modelo a 'Regulamentação Geral de Proteção de Dados' (GDPR), que, entre outras regras, exige que a organização criptografe todos os backups e, se solicitado, apaguem os dados pessoais de indivíduos dos bancos de dados, incluindo quaisquer sistemas de backup.

"Com o Veeam, apagar registros individuais de nosso backup é rápido e direto. Isso nos permite lidar com as solicitações de remoção de dados de forma eficiente e permanecer em conformidade com as últimas exigências regulamentares”, finaliza.

software
Seguranca