Ferramenta busca facilitar o ingresso dos estudantes na universidade
Em busca de facilitar o ingresso dos estudantes selecionados no processo seletivo de inverno 2013, a Unochapecó desenvolveu um novo sistema de matrículas. A novidade é que o ingressante não precisa mais se deslocar até a universidade. O processo pode ser realizado de maneira online. O sistema entra em funcionamento a partir desta segunda-feira, 15 de julho e as matrículas podem ser efetuadas até o dia 19 de julho. A única atividade presencial que o estudante precisa realizar é a entrega da documentação e a assinatura do contrato.
O sistema, pioneiro em Santa Catarina e um dos primeiros desenvolvidos em universidades do país para matrículas online de ingressantes, visa agilizar o ingresso do estudante bem como diminuir o tempo de espera e facilitar os processos de efetuação de matrícula. O estudante aprovado no processo seletivo, receberá em seu e-mail, uma chave (link), que irá lhe direcionar automaticamente para um hotsite de matrícula. Caso não receba, poderá fazer sua matrícula através deste link (www.unochapeco.edu.br/resultados)
A ferramenta online é dividida em cinco etapas: apresentação, meus dados, informações financeiras, identificação institucional e matrícula. Cada um deles contém as informações necessárias para que o estudante efetue de maneira prática e segura sua matrícula. O primeiro acesso do ingressante ao sistema conta com uma ajuda assistida. Enquanto o estudante segue os procedimentos necessários, surgirão na tela pequenas ‘janelas’ para esclarecer eventuais dúvidas, guiando o usuário passo a passo até a conclusão do processo.
Dentro dessas etapas o ingressante tem acesso a todas as informações necessárias, inclusive as possibilidades de bolsas de estudo e financiamento que a universidade oferece. Um vídeo explicativo foi desenvolvido para facilitar o entendimento sobre o novo sistema de matrícula. Assista o vídeo aqui.
Conforme o diretor de Tecnologia da Informação da Unochapecó, Lissandro Hoffmeister, o sistema vem de encontro com a necessidade que a universidade sentiu em resolver questões até então burocráticas, de maneira ágil visando a melhor relação da universidade com os estudantes. “O ingressante às vezes leva um tempo razoável para conseguir efetuar sua matrícula. Como são poucos dias, e muitas matrículas a serem efetuadas, sentiu-se a necessidade de facilitar essa questão. Após reuniões de planejamento, chegamos a esse sistema que é simples e prático. A Unochapecó mais uma vez é uma das pioneiras no uso de novas tecnologias”, salienta Lissandro.
A inovação entra em vigor neste segundo semestre de 2013, porém a expectativa é de que em 2014 o sistema esteja disponível para que os estudantes realizem sua renovação de matrícula utilizando o novo sistema, que é mais intuitivo que o atual. O sistema foi desenvolvido pela Vice-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, Vice-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão e Vice-Reitoria de Administração, e produzido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) em parceria com a Diretoria de Apoio Acadêmico (DAA) e Diretoria de Marketing e Comunicação (DMC). Esta é uma das ações desenvolvidas pelo Programa de Atendimento e Relacionamento da Unochapecó que busca qualificar e facilitar o contato entre os estudantes e público externo com a universidade.
Segundo o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Claudio Alcides Jacoski, a Unochapecó vem implementando uma série de melhorias, como o Protocolo Digital, o BI (Business Inteligence), o Sistema de Planejamento, o Sistema de Pós-Graduação, entre outros, cumprindo assim sua função. “Este sistema de matrícula online é uma ferramenta que contou com a participação e desenvolvimento de muitos setores da instituição, e coloca com ineditismo uma grande inovação à disposição do nosso aluno ingressante, facilitando a vida do nosso estudante desde o seu primeiro contato com a universidade”, complementa Claudio.