Unochapecó e Universidade do México lançam curso online em conjunto nesta quinta

Comunidade

Texto Gabriel Kreutz*

Dizem que os bons exemplos devem ser compartilhados. Quando pensamos naquilo que é desenvolvido para contribuir com a comunidade, a frase faz ainda mais sentido, pois o bem quando replicado, proporciona mais conhecimento e beneficia ainda mais pessoas. A Unochapecó e a Universidad de Guadalajara (UDG), do México, pensando em divulgar algumas das tantas boas ações desenvolvidas nas instituições com suas regiões e com o mundo, desenvolveram o curso 'Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e boas práticas'. Para marcar esse momento de parceria entre as duas Universidades, o lançamento do curso será realizado na próxima quinta-feira (22/04), e será transmitido pelo Youtube da Unochapecó, a partir das 19h.

A aproximação das Instituições teve início durante uma missão no Canadá, onde a Analista de Relações Nacionais e Internacionais da Unochapecó, Liana Sonza, e um representante da Universidad de Guadalarajara, identificaram os interesses em comum. “No ano seguinte, em 2019, visitei a Universidade no México e conheci a estrutura e projetos deles, e foi a partir desta visita que surgiu a ideia de desenvolvermos um curso online em conjunto”, explica.

Como o próprio nome do curso já diz, o foco também é ressaltar as ações que se encaixam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), movimento da ONU, do qual a Unochapecó é signatária desde 2018. De acordo com a coordenadora da Comissão ODS Unochapecó, Fabiane Roman, o curso representa uma excelente oportunidade para que as instituições compartilhem ações implementadas, interna ou externamente, no intuito de contribuir para a Agenda 2030. “Para a Unochapecó, bem como para a Comissão ODS, este projeto reforça a sua  missão de contribuir com o desenvolvimento regional sustentável e a formação profissional cidadã. Importante reforçar que este curso estará disponível na plataforma Unoplus, de forma gratuita para toda a comunidade, apresentando-se aos estudantes como mais uma oportunidade de complementar seu processo de ensino-aprendizagem”.

A pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó, professora Andrea Marocco, ressalta que divulgar essas boas práticas por meio do curso, significa difundir o compromisso da Universidade, incentivando soluções para que os ODS sejam alcançados e possam contribuir com os desafios desse mundo cada vez mais globalizado.

“São ações que fortalecem nosso papel de Instituição Comunitária e nos permitem promover parcerias nacionais e internacionais, uma vez que se tratam de objetivos comuns ao bem-estar e à busca por melhor qualidade de vida para toda a humanidade”, completa.

Sobre o curso

Ainda na quinta-feira, o curso será disponibilizado na plataforma Unoplus, de forma gratuita para toda comunidade. Ao todo, são 20h de curso, com 10 aulas relatando boas práticas, cinco da Unochapecó e cinco da Universidad de Guadalajara. Cada Universidade selecionou projetos, atividades e ações para fazer a produção dos vídeos, cada um trata de um objetivo diferente. Além disso, o estudante poderá optar pelas traduções em português ou espanhol.

“Esse tipo de projeto aproxima as universidades e fortalece o desenvolvimento de ações  na comunidade local, com impacto global, tornando-os mais inclusivos e abrangentes. O objetivo do curso é exatamente esse, mostrar que o que é feito aqui pode ajudar outras pessoas em qualquer lugar do mundo. O mesmo serve para os projetos que são desenvolvidos no México. Desta forma, ambas as universidades se integram em uma dimensão internacional, fortalecendo a internacionalização e contribuindo para que suas comunidades possam ter uma vida cada vez mais sustentável”, finaliza Liana.

*Jornalista - Unochapecó

Unoplus