Unochapecó oferece acesso gratuito ao aprendizado de até 25 línguas estrangeiras

Você sabia que aprender uma língua estrangeira pode ajudar a proteger sua memória? Um estudo publicado em 2011 pela Academia Americana de Neurologia mostrou que aprender novos idiomas, mesmo depois de adultos, é um estímulo constante para o cérebro, aumentando a capacidade cognitiva e a concentração. Entre os voluntários do estudo, os pesquisadores descobriram que falantes de quatro ou mais idiomas tinham cinco vezes menos chance de desenvolver problemas cognitivos em comparação com quem fala dois idiomas; para os que falam três línguas, a chance era três vezes menor. Os resultados consideraram a idade e escolaridade dos participantes.

Além disso, o domínio das línguas estrangeiras proporciona o desenvolvimento de habilidades sociais por meio do contato com novas culturas - por exemplo, viajar a turismo, trabalho ou estudo se torna uma experiência ainda mais enriquecedora. Quem explica é a professora e assessora de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) da Unochapecó, Rosane Meneghetti.

“Com a facilidade de mobilidade e com a globalização, a sociedade tornou-se multicultural. Assim, saber uma língua, principalmente inglês, é ter a possibilidade de conectar-se com o mundo sem as barreiras do idioma. Pode-se afirmar que esse conhecimento melhora as habilidades sociais, isto é, promove a comunicação com um maior número de pessoas no mundo. O aprendizado de uma língua estrangeira ajuda a abrir portas para o desenvolvimento, pessoal, cultural e profissional, por isso é possível afirmar que línguas aproximam povos”.

A Unochapecó, em destaque a seu caráter comunitário, inovador e tecnológico, busca proporcionar ações que qualifiquem a formação dos seus acadêmicos, professores e técnicos-administrativos. Entre elas, está o acesso à plataforma Altissia, que oferece ensino gratuito e online em mais de vinte idiomas para toda a comunidade acadêmica.  De acordo com Rosane, a plataforma de ensino é intuitiva com lições completas e atividades ágeis, que possibilitam ao aluno estudar de onde e quando quiser.

A diversidade de idiomas, a atualização de materiais autênticos, e o nível linguístico em conformidade com o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) são alguns dos diferenciais que a Altissia oferece. “A Altissia é uma escola de idiomas criada há mais de 10 anos, que nasceu e se desenvolveu na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. Hoje, está presente em todos os continentes, conectando pessoas e suas culturas. A plataforma oferece elementos importantes para a aprendizagem de línguas estrangeiras, e a evolução dos estudantes é marcada pelo certificado”, explica Rosane.

Inscreva-se agora

Estudar pela plataforma é fácil e gratuito. O primeiro passo é acessar a plataforma entrar com seu login e senha da Uno, após isso uma mensagem para a ativação da conta será enviada para o seu endereço de e-mail em até 48 horas. Após liberado o acesso, o acadêmico, professor ou técnico pode escolher os idiomas de sua preferência e dar início aos estudos.