Webmail
Menu Busca

Ação foi realizada para reforçar a importância que os museus do Oeste Catarinense tem no contexto regional e estadual

Geral

O Estado de Santa Catarina conta com aproximadamente 200 museus cadastrados no Sistema Estadual de Museus (Sem/SC). Destes, cerca de 30 são da região museológica Oeste Catarinense. Atualmente o Ceom/Unochapecó é a instituição responsável pela articulação e representatividade desses museus no Sem/SC. Atendendo à demanda do setor, o Ceom e Sistema Estadual de Museus organizou um roteiro de visitas a alguns museus da região Oeste.

Nessa primeira etapa, as visitas foram realizadas pela responsável pelo setor Educativo e Museológico do Ceom,  Denise Argenta, e pelo coordenador do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, Maurício Rafael.  Foram realizadas visitas ao Museu Histórico de Pinhalzinho, ao Centro de Memórias de Cunha Porã, Museu Municipal Elmiro Wagner de Palmitos, Museu Histórico Municipal de Caibi, Museu Pastor Karl Ramminger de Mondaí e ao Museu de História e Arte de Chapecó.

Além das visitas ao museus, foram realizadas discussões com as administrações municipais. Dessa forma, a atividade visou principalmente apresentar às administrações de cada município visitado as atividades do Sem/SC e a importância das instituições museológicas para a comunidade local. Durante a atividade o coordenador do Sem/SC conheceu as características e especificidades dos museus da região, além de ouvir as demandas e sugestões das administrações referente à constituição de políticas públicas e ações para a qualificação dos museus do Oeste Catarinense.

Conforme Denise Argenta, essa foi a primeira etapa das visitas, além dos museus visitados, estão em pauta novas visitas a fim de atender a demanda de todos os museus da região. “Organizamos essa ação por considerar fundamental a presença do Estado, na forma da visita oficial do coordenador do Sistema Estadual de Museus à região. Trata-se de um momento significativo para os museus locais e uma afirmação de que a instituição é importante no contexto regional e estadual.”

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (Sem/SC) foi criado pelo decreto 615, de 10 de setembro de 1991. É uma rede baseada na adesão voluntária, que reúne e articula as instituições museológicas catarinenses. Vinculado à Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (DPPC/FCC), visa estimular e fomentar a articulação, a qualificação e a cooperação entre os museus catarinenses, no intuito de fortalecer sua atuação junto à sociedade. Atualmente, conta com um Comitê Gestor, cujos representantes são eleitos entre os museus integrantes do sistema. Para o biênio 2012-2013 o Ceom/Unochapecó foi escolhido pelos museus da região Oeste Catarinense para representá-los junto ao Sem/SC.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus