Minha Uno
Menu Busca

A ATUAÇÃO DO GESTOR NO COTIDIANO DA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

 

O curso de extensão constitui-se como atividade que corresponde à missão da Unochapecó - de produzir e difundir conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento regional sustentável e a formação profissional cidadã. O referido curso busca atender as demandas do cotidiano da gestão escolar dos municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Oeste de Santa Catarina - AMOSC.

 

Perfil do gestor: Tem como foco a atuação do gestor escolar como profissional indispensável na constituição do trabalho de equipe, pela organização administrativa e pedagógica da escola. Um gestor capaz de mobilizar e estimular a apropriação e produção do conhecimento e da aprendizagem, de acordo com os princípios da educação básica, promovendo a abertura da escola e de seus profissionais, fortalecendo a cultura escolar proativa e empreendedora capaz resolver as problemáticas cotidianas, capaz de qualificar seu plano de melhoria de desempenho da gestão, associando concepções, ideias, o pensar e o fazer, no espaço de atuação.

 

 


Cronograma.

 

24/05 (matutino e vesp): Lideranças e Gestão Escolar inovadora: a lideraça e a gestão de equipes, acomunicação, o desenvolvimento de equipes, a gestão escolar.

Carga Horária: 08h

 

31/05 (matutino e vesp): Lideranças e Gestão Escolar inovadora: a lideraça e a gestão de equipes, acomunicação, o desenvolvimento de equipes, a gestão escolar.

Carga Horária: 04h de atividades práticas a distância

 

07/06 (matutino e vesp): O papel e as atribuições do gestor escolar. Gestão Escolar: a dimensão administrativa. (Patrimônio, legalidade, organização e registro de documentos recebidos e expedidos, construção, reforma e ampliação).

Carga Horária: 08h

 

19/06 (matutino): Dimensão FInanceiras: Prestação de contas dos programas e aplicação dos recuros, gestão física, financeira, legalidade, transparência e  dvulgação dos recursos, poder interativo, controle social.

Carga Horária: 04h

 

28/06 (matutino e vesp): Dimensão Pedagógica: currículo e planejamento, avaliação institucional escolar, organização do tempo escolar, livro didático. Formação continuada: professores e funcionários. Desempenho dos estudantes, conselho de classe participativo. Projetos pedagógicos e frequência escolar.

Carga Horária: 08h

 

12/07 (matutino e vesp): Gestão para o desenvolvimento pessoal: organização do cotidiano escolar no acompanhamento do cotidiano escolar, relacionamento participativo com a comunidade local e escolar, situações de emergência e a mediação de conflitos.

Carga Horária: 08h

 

02/08 (matutino e vesp): Planejamento Estratégico

Carga Horária: 08h

 

12/08 (matutino e vesp): Desenvolvimento do Planejamento Estratégico: envolvendo todas as dimensões escolares. 

Carga Horária: 04h de atividades práticas - elaboração do plano de ação

 

16/08 (matutino e vesp): Seminário de socialização do planejamento estratégico envolvendo as dimensões da gestão escolar. 

Carga Horária: 08h

 

 

 


Contato.

E-mail: teredill@unochapeco.edu.br

Telefone: (49) 3321-8000

 

 

 

Whatsapp Image