Educação Especial na Unochapecó
O curso de Educação Especial conta com aulas realizadas em Abelardo Luz/SC, na Terra Indígena Toldo Imbu, e em Ipuaçu/SC (Terra Indígena Xapecó). Ao concluir a graduação em Educação Especial, os estudantes recebem o título de Licenciados e podem atuar na docência no Ensino Básico das redes municipais, estaduais e privadas e em espaços não Formais de Ensino, capazes de elaborar e organizar conteúdos teóricos, práticas de ensino e aprendizagem, bem como pesquisas na área.
Os profissionais estarão habilitados a compreender os princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e planejar pedagogicamente a educação especial, elegendo conteúdos a ensinar e suas didáticas, gerenciando o espaço escolar, com uma uma prática educacional capaz de lidar com as diferenças presente nas escolas, além de compreender a Língua de Sinais e comunicar-se por meio da Libras.
Os dois primeiros anos do curso são destinados à formação geral e interdisciplinar. Os últimos três anos são destinados à formação específica na respectiva área do conhecimento, totalizando cinco anos com carga horária de 4.215 horas. O Projeto Pedagógico do curso (PPC) está organizado por meio de componentes curriculares e currículo diferenciado para atender as especificidades da educação escolar indígena.
O objetivo deste projeto é garantir a formação docente com vistas à apreensão dos conhecimentos das diferentes áreas do saber escolarizado. O profissional estará apto a transmitir todo o conhecimento adquirido, de forma interdisciplinar, transversal e contextualizada, em consonância com os anseios e a realidade sociocultural, econômica, política e ambiental das comunidades indígenas.
A proposta prevê também a formação conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais destinadas à Educação Escolar Indígena e do Referencial Curricular Nacional para a Educação Escolar Indígena (RCNEI). De acordo com os princípios estabelecidos pelo RCNEI, a educação escolar indígena deve ser: intercultural, bilíngue, comunitária, específica e diferenciada.
Para isso, o processo de formação dos professores busca desenvolver e imprimir posturas propositivas, atuando e participando em diferentes dimensões da vida de suas comunidades. Assim, a Unochapecó cumpre sua missão de produzir e difundir conhecimento, visando o desenvolvimento regional sustentável, além de estabelecer-se como pioneira na oferta de cursos de Licenciatura Intercultural Indígena no Brasil.