Inscrições de estudantes e docentes podem ser feitas até 17 de abril

Geral

Vivenciar diferentes realidades do Brasil, trocar experiências e colocar em prática o aprendizado da sala de aula. Essa é a oportunidade que o Projeto Rondon oferece aos universitários brasileiros. Coordenado pelo Ministério da Defesa, com a participação de outros ministérios, e com o apoio das Forças Armadas, o projeto prevê a participação voluntária de estudantes e docentes.

As operações do Projeto Rondon são realizadas em janeiro e julho de cada ano, durante o período de férias escolares. Os editais para as operações de janeiro de 2014, já foram lançadas pelo Projeto Rondon para as instituições de ensino superior. Agora é a hora de cada instituição formar suas equipes.

A Unochapecó, com o objetivo de selecionar 16 estudantes e quatro docentes, está com as inscrições abertas para duas operações do Projeto Rondon 2014. São elas a Operação “Velho Monge”, que será desenvolvida em 20 municípios dos Estados do Piauí e do Maranhão, entre os dias 18 de janeiro e 3 de fevereiro de 2014, e a Operação “Portal da Amazônia”, em 17 municípios do Maranhão e do Tocantins, entre 25 de janeiro e 10 de fevereiro do próximo ano.

Acesse o edital 110/Reitoria/2013 que detalha o processo de inscrição no Projeto Rondon 2014 e os formulários. A inscrição deve ser feita na Divisão de Protocolo da Unochapecó até o dia 17 deste mês e a relação dos selecionados sairá no dia 18. Cada equipe será formada por oito acadêmicos e dois docentes e a proposta de trabalho deverá ser elaborada pelas equipes selecionadas e entregue a Diretoria de Extensão, até 23 de maio.

Sobre o projeto

Criado em 1967 o projeto foi inspirado na vida de Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon, que durante sua vida buscou conhecer as áreas mais distantes do país, desbravando terras, lançando linhas telegráficas, fazendo mapeamentos e sendo defensor dos povos indígenas. A comissão do Marechal Rondon foi a primeira a alcançar a região amazônica. Em 1989 o Projeto Rondon foi extinto, voltou a ser pauta dos programas governamentais em 2005 e desde então já levou 12 mil rondonistas a cerca de 800 municípios brasileiros.

Cada operação do Projeto Rondon será constituída por um dos dois conjuntos chamados de A e B, que possuem áreas temáticas específicas. O conjunto A compreende cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, enquanto o conjunto B envolve comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho.