CPA lança novo formato de pesquisa para autoavaliação institucional

Inovação

*Texto Jessica De Marco

Uma nova plataforma de pesquisa surge para facilitar o processo de autoavaliação institucional na Unochapecó. O objetivo da Comissão Própria de Avaliação (CPA) é integrar a comunidade acadêmica por meio de uma ferramenta prática e que possa gerar resultados mais pontuais. A CPA é a responsável por acompanhar o processo de reconhecimento, credenciamento e recredenciamento dos cursos e da Universidade, na busca por melhorias contínuas e eficazes que fortaleçam a qualidade da Instituição.

Para desenvolver esse novo formato de pesquisa, dentro da plataforma SurveyMonkey, a CPA contou com a colaboração do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade, um trabalho que durou mais de quatro meses. Embora recente, a ferramenta já apresentou bons resultados na última pesquisa, realizada com as áreas de Ciências da Saúde e Ciências Humanas e Jurídicas. O número de professores participantes aumentou de 72,42% para 89,03%. Já o percentual de alunos subiu nesse ano de 54,73% para 64,07.

"É um novo formato para gerar as listas dos participantes das pesquisas. Cada modelo tem um processo atualizado de definição de amostras e hoje conseguimos de maneira objetiva integrar esse processo inicial ao sistema da Uno", comenta a coordenadora da CPA, professora Rachel Corrêa Quadros.

O processo de pesquisa encerrou no dia 26 de junho. Coordenadores, docentes e estudantes das duas áreas puderam avaliar seus cursos de graduação a partir de critérios como organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Agora, todos receberão via e-mail um resumo das tabulações de dados, para que possam verificar os resultados ao final do processo. Outro diferencial é que um relatório será apresentado para cada curso, que poderá discutir melhorias com base nos dados coletados.

Grande avanço

Através da parceria com a TI foi possível desenvolver um processo de amostragem real e totalmente registrado. "Para a equipe da CPA é um grande avanço, pois, desta forma, deixamos um legado importante, que é justamente criar uma maneira mais prática e procedimental para realizar as pesquisas institucionais".

Durante o ano, a Comissão realiza diversas pesquisas com professores, estudantes, técnicos e gestores da Instituição. Os resultados fornecem indicativos da qualidade dos cursos, da organização, da infraestrutura, dos serviços terceirizados e do corpo docente da Universidade. Ao contrário dos demais anos, a partir desse novo formato, as pesquisas são enviadas por e-mail. "A participação efetiva da comunidade acadêmica nos processos de avaliação podem indicar novos rumos para as ações na Unochapecó", lembra a professora.

Ótimo desempenho

Recentemente, a Unochapecó recebeu o resultado da avaliação de recredenciamento institucional junto ao Ministério da Educação (INEP/MEC). A Universidade alcançou o conceito final 4 em uma escala de 1 a 5. Porém, com notas que variam de 4,4 a 4,6. No eixo Planejamento e Avaliação Institucional, que integra as ações da CPA, a Unochapecó atingiu o conceito 4,6. Uma nota muito comemorada pela equipe e que demonstra o empenho no trabalho em prol da qualidade da Instituição.

Instituída pela Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), as Comissões de Avaliação Própria das instituições são responsáveis pela condução dos processos de análise internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Inep, assim como o credenciamento e recredenciamento dos cursos oferecidos. Também é de sua competência a elaboração de um relatório de autoavaliação institucional.

"A CPA é um setor imprescindível e deve ser reconhecido pela comunidade acadêmica por sua relevância e responsabilidade de conduzir os processos de autoavaliação que promovem as melhorias institucionais", finaliza Rachel.

No mês de setembro, uma nova pesquisa será enviada por e-mail, desta vez para as áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas e Ambientais.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
pesquisa