
Palestra sobre branding marca o início do semestre
“Gratificante”. Essa é a palavra escolhida pelo CEO da marca “Dobra”, Augusto Massena, para definir o reconhecimento que a mesma recebeu durante a Aula Magna que aconteceu na noite da segunda-feira (10), na Unochapecó. O evento, que abordou questões de “branding", foi pensado para marcar o início do semestre para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Cinema e Mídias Digitais, Design, Gastronomia, Moda, Publicidade e Propaganda e Jornalismo.
Organizador do palestra e coordenador do curso de Design, Walter Strobel conta que a atividade superou todas as expectativas. “O palestrante conseguiu, de uma forma criativa, envolver os diversos cursos presentes, de maneira leve e com muito conhecimento. Em um breve feedback com os estudantes após o evento, a resposta também foi super positiva, com muitos elogios para com a atividade”, comentou.
Na palestra, Augusto Massena contou a história da marca criada por ele e mais dois sócios: o irmão Guilherme e o primo Eduardo Hommerding. A Dobra surgiu em Montenegro no Rio Grande do Sul, uma cidade com pouco mais de 64 mil habitantes e a 61 km de distância da capital gaúcha. As atividades iniciaram em 2016, com um produto incomum: carteiras feitas de um material semelhante ao papel, mas resistente à água. A marca possuía um jeito irreverente de ser, era conhecida pelos produtos e pelo marketing diferenciado. Um dos pilares da empresa era o mascote do time, conhecido como Batman. O pug era a cara do site, e até “respondia” os clientes.
Com o passar do tempo a empresa ampliou as vendas, novos produtos como lancheiras, bolsas e cases para notebooks passaram a ser comercializados. Mas no final de 2024, a Dobra morreu. Foi desta maneira que a marca anunciou nas redes sociais que não iria mais seguir com as vendas no e-commerce. Augusto revela que mesmo após o encerramento, muitas pessoas ainda o reconhecem para falar dela. “O que a gente construiu foi marcante mesmo na vida das pessoas, não é porque acabou que é uma falha ou fracasso", pondera.
Após sete anos de história, a decisão foi prosseguir apenas com a “Cultura Dobra", uma plataforma que comercializa cursos relacionados a e-commerces, marketing, solução de problemas empresariais, entre outros. Os cursos começaram a ser produzidos na pandemia. Foi a partir dessa iniciativa que muitas empresas iniciaram a entrar em contato com a Dobra para que também prestassem o serviço para elas. Os pedidos iam desde a criação de um website até a produção de marcas. Desde então, fundaram um novo setor da plataforma, intitulado como Dobra Labs, que ainda não foi totalmente lançado. No entanto, o case de sucesso ficou marcado e serve de inspiração para profissionais do marketing.
A acadêmica do terceiro período de Publicidade e Propaganda, Jade Machado Pereira, avalia o evento como positivo. Segundo ela, as experiências compartilhadas durante a Aula Magna serão essenciais para lidar com as situações adversas que podem surgir na profissão. Além das vivências que foram divididas com o público, o que mais captou a atenção da acadêmica foi a forma de comunicação entre a empresa e os clientes.
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Texto: Emilly Bueno e Leticia Begotto Buratti;
Fotografias: Rafael Souza.