Professores recebem orientação sobre fechamento do diário de classe online

Inovação

Texto Gabriel Kreutz*

Com o fim do semestre se aproximando, chega também a época dos professores registrarem o fechamento dos seus diários de classe. O processo, que era realizado presencialmente na Secretaria Acadêmica, onde os professores imprimiam e assinavam os registros, está disponível em 2019 de uma forma mais prática e sustentável. Através da plataforma Minha Uno, os professores da Unochapecó podem realizar esse registro online e com segurança, de onde estiverem.

Para orientar e tirar dúvidas de professores sobre a novidade, uma equipe da Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) e Secretaria Acadêmica  (Serca) foi até as áreas do conhecimento da Universidade auxiliar os docentes. "O diário de classe, se não é o registro mais importante, é o mais sensível. Alí estão apontadas todas as avaliações, as presenças de alunos e o conteúdo que foi trabalhado. Também, é onde o professor avalia se o estudante teve conceito suficiente para aprovação ou não", conta o diretor da DTI, Lissandro Hoffmeister.

Além de ser mais prático, o fechamento também oferece recursos de segurança. Um deles é o segundo fator de autenticação, que é o 2FA. "O professor baixa a ferramenta 'Google Authenticator', disponível para IOS e Android, e ela vai gerar um 'token', que a cada 30 segundos muda uma sequência de seis dígitos. Quando o professor for fechar o diário, ele precisa digitar esse código para realizar o processo. Para isso ele tem que estar em posse do seu usuário e senha da Minha Uno, mais o seu smartphone. Os professores que não tenham smartphone ou estiverem com algum problema, podem fazer o processo da forma tradicional, é só ir até a Secretaria Acadêmica", explica.

Orientações ocorreram nas áreas do conhecimento da Unochapecó

Outro fator de segurança é que a partir de agora, todos os registros do diário de classe que forem fechados ficam armazenados na Blockchain, que é uma tecnologia disruptiva. Esses dados ficam petrificados, ou seja, depois de registrados na Blockchain, eles não conseguem ser alterados. "Hoje a Unochapecó tem três estruturas da tecnologia, uma no data center da Uno, uma na Google, nos EUA e uma que está com a Azure, na Bélgica. São três 'nós' sincronizados. Futuramente pretendemos expandir para outros recursos, como registro de diplomas, bolsas e negociações financeiras. Também, queremos envolver outras instituições no processo. Atualmente no Brasil, a Unochapecó é uma das pioneiras no uso de Blockchain para registros acadêmicos", ressalta Lissandro.

O tempo médio de fechamento de um diário de classe com o novo sistema, se estiver tudo certo com os registros acadêmicos, é em torno de um minuto e meio e o professor pode fazer em qualquer lugar. "Também é seguro, dá garantia para a Instituição. Temos muito cuidado com essa credibilidade da Unochapecó, e a Blockchain gera isso tanto para a TI, quanto para professores e estudantes, pois todos sabem que os registros acadêmicos estão resguardados", completa o diretor.

Com essa praticidade, os professores acabam ganhando mais tempo para aplicar em outras atividades, além de evitar o uso de papel. Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Marcio da Paixão Rodrigues, são ações como essa que mostram que a Unochapecó está pensando à frente de seu tempo. "Estamos utilizando uma tecnologia moderna e muito segura, que é o Blockchain, para permitir que o professor possa fazer o fechamento dos diários online, com um segurança total nesse processo. Muitas vezes no fim do semestre é uma correria e o professor não tem esse tempo de ir até a Secretaria Acadêmica para fechar o diário. Com isso ele também tem um ganho de tempo muito grande", conclui.

Para os professores que ainda não cadastraram seus dispositivos, é possível realizar o procedimento na Secretaria Acadêmica e receber todas as orientações a qualquer momento, mesmo antes da hora de fechar os diários.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Minha uno