Programa Universidade-Escola aproxima estudantes e comunidade

Texto Juliane Bee*

O estágio é um momento importante na vida do acadêmico. É a partir dele que o estudante pode colocar em prática o que aprendeu em sala de aula, fortalecer a sua formação e transformar a sociedade. A fim de aproximar ainda mais a comunidade e os cursos de Licenciatura, a Unochapecó dispõe do programa Universidade-Escola, ligado ao setor de estágio da Instituição. A iniciativa proporciona aos alunos dos cursos o primeiro contato com escolas e instituições de ensino da região.

A parceria entre a Universidade e as instituições participantes contribui com a qualidade do ensino nas escolas e auxilia na formação dos futuros docentes, como explica a auxiliar administrativa do programa, Daiane Christ. Segundo ela, a ideia do projeto surgiu para auxiliar no acompanhamento de estágios obrigatórios dos estudantes, aproximando a realidade vivenciada nas escolas com a teoria da sala de aula. "Temos escolas credenciadas na região Oeste e também no Rio Grande do Sul, devido ao grande número de acadêmicos que se deslocam a Chapecó apenas para estudar, mas que continuam morando em sua cidade".

Através de professores articuladores, os estudantes escolhem a escola na qual pretendem fazer o seu estágio obrigatório. Após a autorização do pedido de estágio pela Unidade Concedente e emissão dos documentos necessários, são articulados encontros entre os professores das escolas e estagiários para a apresentação dos acadêmicos.

Responsáveis por facilitar a supervisão dos estágios, os professores articuladores também têm a incumbência de realizar visitas até as escolas, orientar os alunos, auxiliar nos cursos de capacitação e acompanhar o desenvolvimento do aluno durante seu estágio. A coordenadora do curso de Educação Física, professora Marizete Lemes da Silva Matiello, participa do programa como articuladora há 11 anos. Segundo ela, o projeto tem feito a diferença na região, porque através dele é possível vivenciar a realidade da comunidade e transformá-la.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert

Universidade-escola