Programa Universidade-Escola para Formação Docente

APRESENTAÇÃO

O Programa Universidade-Escola para Formação Docente propõe as bases de uma parceria entre a Unochapecó e os estabelecimentos de ensino de diferentes níveis e redes, tendo como ponto de partida uma nova metodologia para a realização dos estágios nos cursos de licenciatura da Unochapecó.   O foco principal do programa é promover uma aproximação mais efetiva e um processo de mútuo conhecimento entre a Unochapecó e os estabelecimentos de ensino envolvidos.

Livros

• Estabelecer a parceria entre Unochapecó e estabelecimentos de ensino, visando o processo de formação docente;
  • Contribuir com a melhoria da qualidade de ensino das licenciaturas e das escolas de educação básica e educação especial conveniadas;
  • Contribuir com o processo de profissionalização dos docentes dos estabelecimentos conveniados;
  • Fortalecer o intercâmbio entre docentes da Unochapecó e dos estabelecimentos conveniados;
  • Aproximar os universitários dos cursos de licenciatura da Unochapecó da realidade das escolas e instituições educa tivas;
  • Favorecer a articulação teoria/prática na formação de professores nos cursos de licenciatura da Unochapecó;
  • Melhorar as condições para o desenvolvimento da produção teórico/científica de docentes e universitários das licenciaturas da Unochapecó;
  • Facilitar a gestão e a supervisão dos estágios dos cursos de licenciatura;
  • Promover a integração entre diferentes cursos de licenciatura da Unochapecó, de modo a favorecer as práticas interdisciplinares.

METODOLOGIA

• As relações entre a Unochapecó e os estabelecimentos de ensino envolvidos serão definidas mediante a assinatura de convênios entre as partes, com a interveniência de seus órgãos de gestão central (GEREIs, Secretarias de Educação e outros) por um período de quatro anos;
  • A aproximação recíproca entre Unochapecó e estabelecimentos conveniados dar-se-á através da promoção de eventos de profissionalização e intercâmbio de docentes, gestores, técnicos e discentes, num montante aproximado de 40 horas anuais, sem custos para os estabelecimentos conveniados;
  • A aproximação dos universitários com a realidade das escolas, será realizado de modo escalonado e progressivo, mediante:
  • I. Definição de objetivos para a inserção dos universitários/as de cada período/curso envolvido no programa; II. Definição de resultados esperados, em cada semestre, pelos universitários envolvidos; III. Promoção de encontros de aproximação entre os professores das escolas e os estagiários dos diferentes períodos/cursos para o conhecimento da proposta pedagógica em curso, bem como para o estabelecimento de vínculos pessoais/profissionais; IV. Promoção de dinâmicas para o conhecimento mútuo entre estagiários e turmas; V. Planejamento, de modo globalizado, de todo o processo de desenvolvimento dos estágios a serem realizados pelos universitários/as envolvidos.
  • A gestão das ações do Programa será desenvolvida por responsáveis indicados pelas partes, os quais promoverão a compatibilização das necessidades de ambas as partes e o respeito às especifidades de cada instituição.

CONTATOS:

Coordenadora do Programa:  Profª Rosa Salete Alba