Projetos ligados ao CAC realizam ações de orientação e atendimento

Texto Gabriel Kreutz*

Atuar de forma direta com a população, para informar sobre direitos das famílias e oportunizar o acesso à justiça em situações que demandem a tutela do Poder Judiciário. Esse é um dos ramos de atuação da Extensão da Unochapecó, que é colocado na prática através dos projetos Pró-Cidadania e Cidadania Itinerante, realizados junto ao Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) da Universidade. No último mês, os projetos realizaram um encontro com técnicos vinculados às Secretarias de Assistência Social e Programas Socioeducativos de Chapecó, Planalto Alegre, Guatambu, Caxambu do Sul e Nova Itaberaba.

Através dos projetos, é possibilitado o atendimento às famílias de baixa renda no próprio  município. Graças a isso, vários usuários das cidades que pertencem à comarca de Chapecó já tiveram andamento em seus processos jurídicos. Para o coordenador do CAC e do Projeto Cidadania Itinerante, professor Marcos Antonio Nunes, isso é a representação do que a Unochapecó quer entregar para a sociedade. “São a expressão do compromisso comunitário da Universidade, pois atuam justamente com a população que mais necessita de auxílio, garantindo que acessem a justiça e tenham seus direitos garantidos", explica.

No evento, ocorreu uma fala da representante da Diretoria de Extensão, a assistente social Mariani Signori, que falou sobre a organização da política de extensão da Unochapecó. Ocorreu ainda, o compartilhamento do resultado do trabalho dos projetos em cada município, assim como avaliação e planejamento das ações para 2019.

De acordo com o professor Marcos, os representantes de cada município reconheceram a importância desta iniciativa no que diz respeito à relevância dos projetos realizarem o atendimento in loco, facilitando o acesso dos usuários à informação e à justiça. "Destacou-se ainda, a relevância do conteúdo e a metodologia adotada, que possibilita maior proximidade com o usuário atendido, bem como que o processo de avaliação e planejamento será constante”.

Ao pensar sobre a continuidade do trabalho, as explanações dos participantes foram unânimes no sentido da sua sequência e ampliação. Um meio de fortalecê-lo é através da parceria com escolas e demais ações implementadas nas Secretarias de Assistência Social, especialmente o trabalho com famílias, envolvendo crianças, adolescentes, pais e idosos. Acordou-se, ainda, a realização de uma atividade de capacitação com os profissionais dos municípios parceiros para o dia 17 de abril, na Unochapecó.

Além de beneficiar a comunidade, os projetos contam com uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, formada por técnicos, professores e estudantes dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia. Para a bolsista Débora Beatriz Tremea, a atividade foi de extrema importância. “Este evento possibilita a troca de informações e conhecimentos entre as equipes dos projetos e técnicos que atuam junto aos municípios e conhecem com propriedade as necessidades de cada local", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Extenção
Centro de atendimento a comunidade
Cac