Conhecimento adquirido na prática

Profissão

Texto Ícaro Colella*

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e quem teve durante a graduação a oportunidade de passar por um estágio, de certa forma se sente mais confiante para enfrentá-lo. Ter a oportunidade de colocar em prática o que é aprendido em sala de aula se transforma numa rica experiência que nos prepara para o futuro.

A Unochapecó preza pela excelência de formação de seus profissionais, por isso, possibilita que os estudantes realizem estágios não obrigatórios e remunerados, que vão além da grade curricular. Neste semestre, a Universidade tem um total de 675 estagiários e monitores, sendo que 140 deles trabalham em setores dentro da Instituição.

Devido ao Dia do Estagiário ser comemorado no domingo (18/08), foi realizado nesta quinta-feira, pelo Setor de Estágios e Monitorias da Universidade, uma confraternização com esses estudantes para integrar e celebrar a data. Os estagiários participaram de um bate-papo sobre 'Mercado de Trabalho', mediado pelo professor Luiz Henrique Maisonnett, com a participação da professora Andrea Zambarda, e tiverem a chance de compartilhar suas experiências e encontrar os amigos.

Eu, por exemplo, comecei meu estágio na Assessoria de Imprensa da Unochapecó em abril deste ano, estava no quinto período do curso de Jornalismo e não tinha muita noção das práticas da minha futura profissão. No meu círculo de amigos da Universidade, vários trabalham aqui na Uno e eu consigo enxergar o nosso crescimento a cada dia. Me sinto seguro para afirmar que o estágio é uma etapa da vida que agrega conhecimentos essenciais para a carreira. Com a tarefa de produzir uma matéria sobre o nosso dia, decidimos conversar com estagiários que atuam na Universidade, já que não existe ninguém melhor para falar sobre o que muda na vida depois de um estágio.

Felippe Allan Baldissera

Estudante do 8º período de Farmácia e estagiário na Farmácia Escola Unochapecó

"A partir do estágio, obtive um novo olhar sobre minha futura profissão e mais segurança por me sentir preparado para enfrentar o mercado de trabalho. A experiência está me proporcionando vivenciar a rotina do dia a dia de uma farmácia, para pôr em prática todo o conhecimento teórico obtido em sala de aula. Essa etapa representa muita troca de conhecimento e crescimento pessoal e profissional".

Laura Maria Schneider

Estudante do 4º período de Publicidade e Propaganda e estagiária na Agência de Comunicação Integrada (Acin Publicidade)

"Muita coisa mudou, além de aprender a utilizar os softwares de edição/criação de imagens, passei a desenvolver melhor minha fala em público. O estágio auxiliou também na organização do meu tempo e serve como uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Grande parte dos estagiários que passaram pela Acin Publicidade e Propaganda conseguiram vagas em agências. Além disso, os materiais desenvolvidos no estágio podem ser inseridos no portfólio pessoal, que pode ser considerado uma "vitrine" dos trabalhos feitos. Dessa forma, o portfólio passa a ser um grande aliado na hora de se apresentar para uma vaga, pois a empresa poderá conhecer um pouco mais da nossa personalidade".

Iraci Bergamini

Estudante do 6º período de Letras e estagiário no Laboratório de Línguas (Lablin)

"Em primeiro lugar, o que mudou foi a minha rotina diária, já que agora tenho compromisso de estar na Universidade e cumprir horário. O estágio representa a interação com as pessoas da Universidade e especificamente as do meu curso, que é onde executo as atividades. Essa vivência vem me proporcionando conhecimento básico sobre a administração da Instituição e vai me preparar para a entrada no mercado de trabalho, ao qual o curso se direciona".

Jaqueline Andressa Bertella

Estudante do 9º período de Engenharia Civil e estagiária no Laboratório de Mecânica dos solos

"O estágio mudou minha visão a respeito do curso. Você poder associar a prática com a teoria, te traz um sentimento de satisfação, além de ter a certeza de estar no caminho certo. Através dessa vivência na Instituição, conseguirei sair para o mercado de trabalho com uma experiência na área, devido a aproximação proporcionada, no setor, para a prática".

Kairo Madha

Estudante do 6º período de Artes Visuais e estagiário na Galeria de Artes Agostinho Duarte

"Começar estágio na Unochapecó marcou uma mudança de ciclo. Na Galeria, eu estou num contexto, que me permite aprender sobre a parte de curadoria e eventos, o que enriquece muito meu aprendizado, sou feliz por essa experiência e acredito que isso nos incentiva a crescer e superar desafios. Uma oportunidade de me manter financeiramente durante a faculdade trabalhando com arte, assim me dedico com entusiasmo e adquiro experiência para seguir em minha área no futuro. Estagiar na universidade é muito bom, pois é um ambiente propício para o crescimento acadêmico e pessoal, que insere o estudante no mundo do trabalho sem tirar o foco dos estudos".

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Estagio